Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

IAG fecha acordo para garantir exclusividade numa possível aquisição da Air Europa

Embora a desistência tenha sido devidamente anunciada ainda no fim de 2021, parece que o Internacional Airlines Group (IAG) não fechou totalmente as portas para um possível acordo de aquisição da Air Europa. Tanto é que a empresa chegou a um acordo agora para negociar exclusivamente com a Globalia por um ano a chance de adquirir a companhia espanhola, em troca de um empréstimo sem garantia por sete anos de 100 milhões de euros.

A frota do Boeing 787 Dreamliner é equipada com filtros HEPA capazes de eliminar em 99,9% os vírus e bactérias

O empréstimo poderia ser transformado em uma participação de 20% na operadora

O empréstimo poderia ser transformado em uma participação de 20% na operadora. E além de obter exclusividade numa possível aquisição da Air Europa durante um ano, o IAG também pode igualar qualquer oferta de um concorrente pelos próximos dois anos. O acordo ainda tem mais uma cláusula: se ocorrer uma venda a um terceiro, a empresa se reserva no direito de deixar a participação “a qualquer momento no futuro”.

O acordo está condicionado à aprovação da Globalia pelos bancos que lhe concederam um empréstimo de 150 milhões de euros e pelo fundo soberano SEPI que lhe concedeu um empréstimo de 475 milhões de euros.

“Continuamos convictos da importância estratégica desta operação para o desenvolvimento e competitividade do hub de Madrid Barajas. Desde que começamos as negociações, o mundo mudou. Este acordo nos dará tempo para avaliar exclusivamente estruturas alternativas que possam ser de interesse de ambas as empresas e oferecer benefícios significativos para seus clientes, funcionários e acionistas”, disse Luis Gallego, CEO do IAG.

HISTÓRICO – A IAG concordou em comprar a Air Europa em novembro de 2019, mas rescindiu o acordo em dezembro de 2021, dizendo que buscaria métodos alternativos para uma parceria. No mês passado, surgiram relatos de que a Globalia estava exigindo um adiantamento de 125 milhões de euros do grupo. Os 100 milhões de euros agora acordados se somam aos 75 milhões de euros que o IAG pagou à Globalia em dezembro para liberá-la do contrato.

Fonte: ch-aviation

Receba nossas newsletters