Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aviação brasileira vive um cenário de “otimismo cauteloso”, afirma Sanovicz

Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear),Abertura de capital, céus abertos, cobrança por bagagem, liberdade tarifária e chegada de mais empresas ao país. No último ano, o cenário para aviação brasileira mostrou enfim sinais de uma desregulamentação quem a aproximaram das práticas adotadas pelos principais mercados globais. Este bom momento, porém, foi abalado pelo “Fator Avianca”. A recuperação judicial da empresa, seguida pelo fim de suas operações teve um grande impacto na oferta do mercado, que somado a instabilidade do câmbio elevou o preço das passagens.

A crise na oferta que poderia ser um problema de médio prazo para o setor, foi amenizada por um movimento, em diversos estados, de redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação. O movimento dos governos teve como contrapartida o aumento considerável de oferta. O maior exemplo foi São Paulo, que reduziu sua alíquota de 25% para 12%, tendo como contrapartida a criação de 490 voos, sendo 72 para cidades ainda não atendidas (Araraquara, Barretos, Franca, Guarujá, São Carlos e Votuporanga).

Este movimento tornou possível uma previsão mais otimista para garantir uma retomada da estabilidade no setor. “Eu creio que vamos retomar o trilho que a gente vinha traçando quando a oferta chegar novamente próxima ao que a gente tinha antes da queda da Avianca e quando os custos se alinharem ao que a gente tinha antes. A nossa projeção é de que retomemos este trilho ainda este ano, lá para outubro e novembro”, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, em encontro com o jornalistas nesta sexta-feira (3).

Sanovicz destacou ainda um “otimismo cauteloso” com um possível retomada de crescimento do setor, atrelado a um reaquecimento da economia. “É um cenário de otimismo cauteloso. Temos sinais de crescimento da economia para o segundo semestre e temos dados históricos que mostram que quando a economia cresce a aviação cresce o dobro. A economia tem uma previsão de crescimento de 1%, então se tivermos 2% na aviação já representa 2 milhões de passageiros a mais”, completou.

RECUOU HISTÓRICO NA OFERTA

O presidente da Abear ressaltou que, com a saída da Avianca, a oferta voltou ao patamar de 2010, o que obviamente foi fatal em um mercado com um número muito maior de passageiros. “Os custos dolarizados seguem e crescimento, então uma queda de 13% na oferta do país tem um grande impacto. Em 2000 a maioria das pessoas viajavam de ônibus (70% x 30%), cenário que se inverteu em 2009, até chegarmos a marca de 100 milhões de passageiros”.

A entrevista completa com Eduardo Sanovicz estará disponível na edição 373 do M&E.

Receba nossas newsletters