A Azul Conecta vai realizar uma das etapas do processo de Recertificação de Aeronaves para RVSM, o voo de monitoramento. Este serviço tem por finalidade garantir que os requisitos de segurança pré-determinados para a operação em altitudes com a separação vertical mínima reduzida estejam de acordo com o sistema de altimetria das aeronaves. O serviço já está disponível, podendo ser adquiridos nos canais oficiais da companhia.
A ideia é desenvolver e auxiliar os voos de operadores aéreos dos mais diversos nichos da aviação – principalmente turboélice e jato com a nova capacitação técnico-operacional. O RVSM baseia-se em diminuir a separação vertical entre aeronaves, reduzindo a separação vertical de 2000 Pés (FT) para 1000 Pés (FT) entre FL 290 e FL 410 para todos os aviões que cumpram com os critérios exigidos pela autoridade aeronáutica.
Ela pode ser utilizada na aviação geral, táxi-aéreo e linhas aéreas, em aeronaves que se adequem aos requisitos: possuir pelo menos dois sistemas independentes de medição de altitude; possuir transponder capaz de transmitir informações de altitude; possuir um Sistema de Piloto Automático capaz de controlar a atitude da aeronave, e, consequentemente a altitude, sem varrições; e possuir um Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS).
Para operar neste espaço aéreo é necessário ter algumas autorizações junto à Anac. Uma delas é a carta de autorização Letter of Authorization (LOA), na qual o operador da aeronave deve encaminhar o laudo de manutenção certificada para o órgão. Além disso, deve ser enviados comprovantes de conclusão de aproveitamento de treinamento realizado pela tripulação, e o relatório de monitoramento do sistema de altimetria da aeronave. Tais procedimentos devem ser renovados a cada 24 meses ou mil horas de voo.
A Recertificação de Aeronaves para Voos RVSM já está disponível, podendo ser adquirida por meio do telefone +55 (11) 95718-2110.