Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Azul Conecta vai treinar novos pilotos com óculos de realidade virtual

VR7

A ferramenta será utilizada já a partir das próximas turmas e tem como principal objetivo aprimorar a fase teórica e preparar os pilotos da Conecta para a etapa seguinte, já no simulador de voo

A Azul Conecta, subsidiária da Azul no transporte aéreo regional, acaba de implementar uma tecnologia que utiliza óculos de realidade virtual para treinamento de novos pilotos e cursos de reciclagem, com direito a sensor de movimento das mãos que exibe de forma 100% realista e em tamanho real a cabine de comando das aeronaves do modelo Cessna Grand Caravan da frota da Azul Conecta.

A ferramenta será utilizada já a partir das próximas turmas e tem como principal objetivo aprimorar a fase teórica e preparar os pilotos da Conecta para a etapa seguinte, já no simulador de voo. Em média, cada piloto precisa de 20 horas de treinamento em simulador do equipamento em que vai operar. Com a tecnologia de realidade virtual, o piloto em treinamento tem a real dimensão dos movimentos que são necessários dentro da cabine para acessar comandos e controles, os deixando mais aptos ao treinamento no simulador.

“Além da missão de democratizar o transporte aéreo no Brasil, chegando em regiões em que nenhuma outra empresa opera, a Azul Conecta também quer ser uma empresa-modelo quando se trata de tecnologia e inovação dentro do nosso setor, assim como a Azul já é reconhecida. Com esta novidade, nossos treinamentos serão muito mais assertivos e eficientes para os Tripulantes que estão chegando à empresa”, destaca Flavio Costa, diretor-presidente da Azul Conecta e vice-presidente Técnico da Azul.

Ao todo, o óculos de realidade virtual contempla 68 passos que devem ser realizados pelo profissional que está sendo capacitado. Ao final da experiência, um relatório é exibido com a quantidade de procedimentos realizados com exatidão e também os que não foram completados, para que o piloto refaça o processo e treine novamente sob a supervisão do instrutor.

Receba nossas newsletters