Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Azul e Airbus entram em atrito por conta do atraso na entrega do A330neo

A330neoo first flight.jpg

Até o momento, as operações estão previstas para começar somente em março de 2019

Não é de hoje que o M&E publica adiamentos sucessivos no início das operações do A330neo da Azul. Por outro lado, como vimos aqui mesmo no M&E, não é de hoje que a Airbus encontra dificuldades para entregar os widebodies aos seus clientes. Quando a Azul encomendou cinco A330-900neos, em setembro de 2017, esperava iniciar as operações já em dezembro deste ano. No entanto, não é isto que irá acontecer.

Até o momento, as operações estão previstas para começar somente em março de 2019. E esta data pode não ser a definitiva. Em entrevista ao portal FlightGlobal, a líder do Programa de Aeronaves da Azul, Priscilla Branco, afirmou que a companhia está em constante discussão com a Airbus para descobrir quando poderia receber o primeiro A330neo. Há a possibilidade até da aeronave só ser entregue em 2020, com quase dois anos de atraso.

“Pergunte a Airbus”, afirmou Branco ao ser questionada sobre a data de entrega do primeiro A330neo. Por outro lado, o presidente da Airbus para América Latina & Caribe, Arturo Barreira, respondeu aos comentários da Azul. “É responsabilidade de nossos clientes revelar a data de entrega das aeronaves”, disse.

Airbus enfrenta problemas com entregas de A321neo e A330neo

Não são só os desafios de customização de aeronaves e a demora na entrega de motores que estão atrasando a entrega de modelos como o A321neo e o A330neo. No último dia 30 de outubro, a Airbus voltou a enfrentar problemas no fornecimento de peças e mantimentos e nas linhas de montagem final de ambos os modelos. Isto pode fazer a companhia atrasar a entrega de mais unidades aos clientes.

O problema enfrentado pela Airbus pode estar diretamente ligado com o adiamento das operações da Azul com o A330neo. A Rolls-Royce, por sua vez, já revisou para baixo a entrega de Trent 7000s, de 550 para 500 unidades no ano. “Nossa prioridade era assegurar que o motor atenderia as expectativas de nossos consumidores. Em 2019, acreditamos que o volume de produção e entregas será significativamente maior”, revelou a Rolls-Royce.

Receba nossas newsletters