
Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade e Governança da Azul, recebe o Prêmio ESG na categoria Conservação da Biodiversidade durante o Congresso Nacional ESG, em São Paulo (Divulgação)
A Azul teve seu projeto Movimento ARA – Todas as Amazônias sob o Mesmo Céu Azul – reconhecido com o Prêmio ESG, concedido pela Associação Brasileira de ESG, na categoria Conservação da Biodiversidade. A iniciativa apoia ações da empresa voltadas à promoção da sociobioeconomia na região Norte, oferecendo suporte a mais de 70 empreendedores, cooperativas e iniciativas locais.
O prêmio foi entregue durante o Congresso Nacional ESG, em São Paulo, ao gerente de Sustentabilidade e Governança da Azul, Filipe Alvarez, que também participou do painel ‘Desenvolvimento Comunitário e Impacto Social’. Sobre o projeto, Alvarez comentou: “Compartilhei a trajetória do Movimento ARA e seu impacto na sustentabilidade, sociobioeconomia e no desenvolvimento de comunidades tradicionais por meio de parcerias locais. Receber esse reconhecimento reforça a importância de integrar a sustentabilidade ao modelo de negócio, tornando-a parte do core da empresa com impacto duradouro e conectado à sociedade.”
Além de apoiar cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia, o projeto oferece benefícios logísticos por meio da Azul Cargo, com descontos de até 80% no frete para o transporte de produtos da região que seguem práticas sustentáveis. Essa estratégia busca ampliar o acesso dos empreendedores a novos mercados e fortalecer a competitividade dos negócios locais.
A Azul é a única companhia aérea do mundo a ter metas de redução e neutralidade de emissões de carbono aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), iniciativa vinculada ao Pacto Global da ONU.