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Aviação / Destinos

Azul implanta programa de uso consciente de combustível no Santos Dumont e em Curitiba

azul 2 Azul implanta programa de uso consciente de combustível no Santos Dumont e em Curitiba

O Auxiliary Power Unit – ou, em português, Unidade Auxiliar de Energia – é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda de alguns aviões, e que é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo (Divulgação)

Em parceria com a Azul, o Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba,  começaram a a adotar o conjunto de ações para reduzir ao máximo o uso do APU durante o momento do embarque e desembarque dos voos da companhia. Com essa decisão, ambos os terminais passa a integrar a lista dos 12 aeroportos que já colaboram para reduzir em até 73% o uso de querosene das aeronaves enquanto elas estão em solo.

O Auxiliary Power Unit – ou, em português, Unidade Auxiliar de Energia – é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda de alguns aviões, e que é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo. Com o programa e a parceria dos aeroportos, ao pousar, os voos da Azul são imediatamente recebidos com fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, garantindo conforto aos Clientes – que embarcam e desembarcam, sem que o APU seja ligado e consuma parte do combustível da aeronave.

O programa APU Zero já completou um ano. A primeira base a aderir ao APU Zero em abril de 2022 foi o Aeroporto de Viracopos (VCP). Atualmente, já são doze bases pelo país: incluindo além de Viracopos e, agora, o de SDU, os aeroportos de Belém (BEL), Florianópolis (FLN), Curitiba (CWB), Congonhas (CGH), Confins (CNF), Brasília (BSB), Cuiabá (CGB), Recife (REC), Salvador (SSA) e Manaus (MAO). A previsão é de que, até o final do ano, o programa conte com 20 aeroportos no total apoiando o APU Zero.

“O uso de APU em solo, nas bases que adotam o nosso programa, caiu de 42%, em abril do ano passado, para 14%, em abril. E isso resultou em uma diminuição de 73% no combustível consumido em solo –o que evitou a emissão de 49 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Só em nossa base de SDU, a previsão é de que o uso de APU – que hoje é de 45%– caia em breve para 7%”, diz Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul.

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