Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Azul lidera oferta e demanda durante pandemia

Participação de mercado na demanda doméstica em maio

Participação de mercado na demanda doméstica em maio

Com restrições e recomedações de isolamento social iniciadas no fim de março em todo Brasil, abril e maio foram os dois primeiros meses completos em que o País sentiu os efeitos da pandemia de Covid-19. O cenário de baixa demanda levou Azul, Gol e Latam a implantarem uma malha aérea essencial, com uma oferta 90% menor que a habitual.

O estabelecimento da malha essencial não mudou somente o número de assentos oferecidos, mas também a posição das companhias no marketshare doméstico. Gol e Latam, que alternaram liderança do segmento nos últimos meses, viram a Azul abrir vantagem em meio a pandemia, chegando a registrar 43% da demanda doméstica em maio. Em número de passageiros pagos, essa participação chegou a 47,5%.

Passageiros transportados em maio

Passageiros transportados em maio

Considerando abril e maio, a Azul foi responsável por 38,4% da demanda doméstica, somando 420 mil passageiros transportados, 44% do total. A Gol teve 32% da demanda e 301 mil passageiros transportados (32%), enquanto a Latam registrou 24% da demanda e 211 mil passageiros transportados (22%).

Queda na demanda

A escalada da Azul iniciou em abril, quando a companhia alcançou o segundo lugar em market sharedoméstico, atrás da Gol e ultrapassando a Latam. A queda da Latam é ainda mais representativa pelo fato da companhia ter contato com a maior oferta entre as três para o mês.

A Latam reduziu sua demanda em 91% e viu a oferta cair quase 95%, o que resultou numa taxa de ocupação abaixo de 50% (48,8%). A Azul por sua vez reduziu a oferta em 87% e a demanda caiu 89%, resultando num aproveitamento de quase 70%. A Gol teve a melhor ocupação(79,7%), com reduções semelhantes em demanda e oferta (92,7% e 92,6%, respectivamente).

Dados de oferta e demanda em abril

Dados de oferta e demanda em abril

O desempenho fez a Latam reduzir um pouco mais sua oferta em maio, cortando em cerca de 4% o número de assentos ofertados em abril. Já a Gol ampliou sua oferta em 10%, enquanto a Azul aumentou sua oferta em quase 40%, retomando diversas bases ao longo do mês.

Dados de oferta e demanda em maio

Dados de oferta e demanda em maio

Em meio a redução de oferta, a Latam cresceu em aproveitamento, passando de 48% em abril para 62,1% em maio. Mesmo com a expressiva ampliação de oferta em relação a abril, a Azul cresceu para 74,1% seu aproveitamento. A Gol por sua vez, viu o desempenho cair de 79,7% para 75,2%, ainda o melhor entre as três companhias

Na comparação com maio de 2019 a Latam registrou uma queda de 93,6% na demanda e a Gol 92,7%, a Azul registrou uma retração de 84,6%, menor que a média do mercado (91%).

Receba nossas newsletters