Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Boeing anuncia expansão de programa de teste de voo para acelerar sustentabilidade

Boeing anuncia expansão de programa de teste de voo para acelerar sustentabilidade

O primeiro Boeing ecoDemonstrator Explorer, um Boeing 787-10 Dreamliner, participará de um exercício de eficiência operacional em junho de 2023 (Divulgação)

A Boeing anunciou a expansão do seu programa de teste de voo ecoDemonstrator para acelerar ainda mais a busca por segurança e sustentabilidade na aviação. A empresa afirma que o plano de 2023 é avaliar tecnologias no Boeing 777 ecoDemonstrator, além de adicionar aviões “Explorer” que concentrarão testes em tecnologias específicas. O primeiro Boeing ecoDemonstrator Explorer, um Boeing 787-10 Dreamliner, participará de um exercício de eficiência operacional em junho de 2023.

A aeronave realizará testes de voo em junho de Seattle a Tóquio, Cingapura e Bangkok para demonstrar como a navegação coordenada em jurisdições do espaço aéreo global pode melhorar a eficiência operacional, o que pode reduzir o uso de combustível e as emissões de um avião em até a 10%. Em 2023, a Boeing também usará seu atual avião ecoDemonstrator, um 777-200ER (Extended Range), para testar 19 tecnologias, incluindo:

  • Painéis de parede sustentáveis no porão de carga feitos de 40% de fibra de carbono reciclada e 60% de resina feita de matéria-prima de base biológica
  • Um sensor de quantidade de combustível de fibra óptica compatível com 100% SAF
  • Um aplicativo Electronic Flight Bag com Smart Airport Maps, um componente do Jeppesen FliteDeck Pro, que reduz os custos operacionais e oferece suporte a operações de táxi seguras com a representação de dados contextuais do aeroporto
  • Para todos os testes de voo, o avião voará com a combinação mais alta disponível de SAF localmente

Utilizando os recursos de bordo atuais, a Boeing e os provedores de serviços de navegação aérea (ANSPs) nos EUA, Japão, Cingapura e Tailândia sequenciarão coletivamente as rotas do avião para alcançar a rota de voo ideal em várias regiões, considerando condições como clima, tráfego aéreo e espaço aéreo fechamentos. O avião voará com a maior mistura disponível de combustível de aviação sustentável (SAF) em cada local.

“Para apoiar a meta da indústria de emissões líquidas zero de carbono até 2050, a Boeing está expandindo o ecoDemonstrator com aviões Explorer para testar ainda mais tecnologias com foco na sustentabilidade”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Continuamos investindo em inovação que reduz o uso de combustível, emissões e ruído em nossos produtos e a fazer parcerias com governos e indústrias para progredir na sustentabilidade durante cada fase do voo”, completou.

Receba nossas newsletters