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Aviação

Boeing é multada por ter utilizado peças de terceira linha em 178 B737 MAXs

B737 MAX 10

A Boeing chegou a certificar 178 aeronaves potencialmente afetadas pelos slats entre 16 de agosto de 2018 e 10 de março de 2019

A Boeing terá de pagar uma multa de US$ 5,4 milhões por supostamente ter instalado conjuntos de slats em cerca de 178 B737 MAXs, parados desde março de 2019, que não atendem padrões de qualidade. A multa aplicada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, em inglês) tem o mesmo teor da penalização de US$ 3,9 milhões recebida pela Boeing em dezembro pelo problema, só que na ocasião com 133 B737NGs.

De acordo com a FAA, o conjunto de slats foi produzido por uma fornecedora de terceira linha (Southwest United Industries) e entregue à Spirit AeroSystems. Após ter noção da qualidade, a Spirit chegou a informar à Boeing sobre a situação em setembro de 2018, e logo depois propôs à fabricante a aceitar as partes como entregues. A Boeing rejeitou a proposta e fez a Spirit preencher um Notice of Escapement* em fevereiro de 2019.

A Boeing chegou a certificar 178 aeronaves potencialmente afetadas pelos slats, entre 16 de agosto de 2018 e 10 de março de 2019. A fabricante norte-americana agora está ciente da penalização e destacou que o problema com  slats afetados acabou sendo “acobertado” por um boletim de serviço e por uma diretiva de aeronavegabilidade da FAA. A Boeing informa ainda que não viu qualquer problema nas partes instaladas e que não há qualquer relação dos slats com os problemas de MCAS, que acabaram paralisando as operações do B737 MAX em todo o mundo.

slat

Imagem da Nasa mostra a posição dos slats na asa

“A FAA alega que a Boeing não conseguiu supervisionar adequadamente seus fornecedores para garantir que eles cumprissem o sistema de garantia de qualidade da empresa. A agência afirma que a falha resultou na instalação de slat tracks que foram enfraquecidos por uma condição conhecida como fragilização por hidrogênio. A FAA alega ainda que a Boeing submeteu conscientemente as aeronaves à certificação final de aeronavegabilidade da FAA após determinar que as peças não poderiam ser usadas devido a um teste de força que falhou”, afirmou o órgão.

Os “slat tracks” são um controle secundário de uma aeronave, que permitem que voe em um alto ângulo de ataque sem parar. É um dispositivo móvel de hipersustentação auxiliar, que nada mais é do que uma porção do próprio bordo de ataque (parte frontal) da asa (onde esta localizado – e são acoplados com os flaps de bordo de ataque) que se desloca à frente para permitir a passagem de ar da parte inferior para a parte superior (extradorso) pela fenda ali formada, melhorando assim o escoamento do ar em elevados ângulos de ataque.

*Processo interno no qual um fornecedor entrega uma notificação à Boeing quando suspeitar ou ter a certeza da não conformidade de qualquer produto já recebido pela fabricante.

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