“O plano de teste do 777X apresenta uma série abrangente de testes e condições no solo e no ar para demonstrar a segurança e a confiabilidade do projeto. Até o momento, a tripulação voou o primeiro avião quase 100 horas. Com a aeronavegabilidade inicial agora demonstrada, a equipe pode adicionar, com segurança, um pessoal para monitorar os testes a bordo, em vez de confiar apenas numa estação de telemetria terrestre, permitindo testes a distâncias maiores”, disse.
O B777X ganhou o céu dos Estados Unidos e do mundo pela primeira vez em janeiro, como parte do programa padrão de testes da Boeing. A fabricante espera entregar o primeiro B777X em 2021. A aeronave já contabiliza pedidos e compromissos das principais companhias aéreas do mundo, incluindo ANA, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, Lufthansa, Qatar Airways e Singapore Airlines
O mais novo membro da família triple-seven proporcionará emissões de combustível 10% mais baixos e custos operacionais 10% mais baixos que modelos utilizados pela concorrência. Por se tratar da maior aeronave de dois motores já produzida na história (twin-engine aircraft), a cabine será ampla e espaçosa, com grandes headbins para guardar bagagens acima do assento, janelas maiores, mais umidade da cabine e menos ruído.