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Aviação / Curiosidades / Turismo em Dados

Brasil tem cinco das dez rotas mais rentáveis da América Latina

Mesmo em ritmo menor, aviação comercial segue crescendo no Brasil

Brasil ocupa cinco posições entre as dez mais rotas que tem a América Latina como origem ou como destino

Um levantamento da OAG, empresa de inteligência de viagens, publicado pela BBC, revelou as dez rotas aéreas mais rentáveis quem têm países da América Latina como origem ou destino. A liderança ficou com a rota entre Cidade do México e Madri, operada pela Iberia, com um faturamento de US$ 238,9 milhões em 2018.

O Brasil ocupa cinco posições no Top 10. A quarta colocação ficou com a rota Guarulhos-Dubai, ,da Emirates, com US$ 223,1 milhões. Santiago-Guarulhos da Latam ficou com a quinta posição e o trecho contrário com a sexta, com rendimentos de US$ 215 milhões e US$ 214 milhões, respectivamente.

A Latam ainda ficou com as segunda e terceira posição, com a perna Santiago-Lima-Santiago. As outras duas rotas brasileiras são Guarulhos-Paris, operada pela Air France (7ª), e Guarulhos-Miami, da American Airlines (10ª). Completam a lista duas rotas domésticas da Avianca de ida e volta Cali-Bogotá.

COMPANHIA ROTA FATURAMENTO (EM DÓLARES)
Iberia MEX-MAD 238,9 milhões
Latam SCL-LIM 230,3 milhões
Latam LIM-SCL 227,7 milhões
Emirates GRU-DXB 223,1 milhões
Latam SCL-GRU 215,4 milhões
Latam GRU-SCL 214,3 milhões
Air France GRU-CDG 206,9 milhões
Avianca CLO-BOG 200,7 milhões
Avianca BOG-CLO 199,4 milhões
American Airlines GRU-MIA 199,4 milhões

Fonte: OAG

Mais rentáveis do mundo

Apesar dos altos montantes, nenhuma das rotas latino-americanas aparece entre as dez mais rentáveis do mundo. Com US$ 1,1 bilhão faturados em 2018, a rota mais rentável do mundo é a que liga o Aeroporto JFK, em Nova York, ao e Heathrow, em Londres, operada pela British Airways. Na sequência aparecem Melbourne-Sidney, da Qantas (R$ 861 mi), Heathrow-Dubai, da Emirates (US$ 796 mi), Heathrow-Singapura, da Singapore Airlines (US$ 735 mi), e San Francisco-Newark, em Nova York, da United (US$  639 mi).

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