Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Cade aprova criação de joint venture entre Azul e Correios

Acordo entre as duas empresas avia sido aprovado pelo Cade em dezembro. Órgão julgou o recursos nesta quarta (13).

Acordo entre as duas empresas havia sido aprovado pelo Cade em dezembro. Órgão julgou os recursos nesta quarta (13)

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (13) a criação de uma joint venture de logística e transporte de cargas entre Correios e a Azul. O tribunal do conselho acabou negando os recursos apresentados por Latam e Avianca contra a decisão da Superintência-Geral do órgão, que em dezembro aprovou a criação da empresa.

Entre os argumentos apresentados nos recursos estavam a preocupação de que os Correios estendessem para outros mercados o monopólio exercido na entrega de cartas e ampliando o domínio no mercado de entrega de encomenda. Também foi alegado que o negócio afetaria a livre concorrência, tendo em vista que a Azul poderá realizar, com exclusividade, o transporte aéreo doméstico da carga dos Correios.

O relator dos recursos, conselheiro Maurício Maia, entendeu que a operação não traz prejuízos ao mercado de transporte de encomendas, devido à baixa participação da Azul no segmento. Maia ainda apontou que a nova empresa traz mais opção ao mercado de logística.

A NOVA EMPRESA

A negociação para a abertura da Joint Venture foi anunciada pelas duas empresas em dezembro de 2017. Pelo negócio, a Azul teria 50,01% das ações, enquanto os correios ficariam com 49,99%. A empresa tem a meta de movimentar 100 mil toneladas de carga por ano e se tornar a melhor plataforma logística do País, de acordo com a área e a estatal.

Receba nossas newsletters