Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Caprioli assume Comitê Executivo da Azul: veja nova estrutura

Mário Caprioli e Pedro Janot

Mário Caprioli e Pedro Janot

David Neeleman, fundador e presidente do Conselho da Azul, torna-se o novo CEO (Chief Executive Officer) e presidente-executivo da Azul. A confirmação foi feita hoje, em Brasília (DF), durante evento da Abear, e partiu de Pedro Janot, que estava à frente da presidência, e agora passa a integrar o Conselho Administrativo da empresa, liderando o Comitê de Pessoas e Cultura, além de ser membro do Comitê de Relações Institucionais. Já o presidente da Trip, José Mario Caprioli, será o Chief Operating Officer (COO), quando houver a fusão Azul-Trip, e assume o Comitê Executivo da Azul.

“Foi uma decisão minha e do David (Neeleman). Desde janeiro estou montando minhas atividades. Em abril estava trabalhando com minha carga máxima possível, seis horas por dia. Só de fisioterapia eram quatro horas”, explica. “Vou cuidar de mim e vou me manter na Azul, mas precisava de alguém que pudesse ficar 12 horas por dia no trabalho”, concluiu. Desde seu acidente, em 2011, Pedro vinha dividindo seu tempo entre a presidência da companhia e intensos trabalhos de fisioterapia.

De acordo com informações oficiais da Azul, em seu novo posto, Pedro Janot continuará tendo uma participação estratégica na empresa, como membro do Conselho. Entre suas principais atribuições estão aconselhar o CEO e executivos sobre a cultura e retenção de talentos, além de apoiar os projetos de treinamento e desenvolvimento de pessoas. 

“Assim que a Anac aprovar [a fusão das duas empresas], acredito que em 30 dias essa nova organização passará a valer”, informou Mario Caprioli ao MERCADO & EVENTOS. A associação entre Azul e Trip deve entrar em vigor após a aprovação da fusão pelas autoridades governamentais. Com isso, David Neeleman, assumirá a presidência executiva da nova empresa e terá três executivos trabalhando diretamente com ele. José Mario Caprioli será o presidente do Comitê Executivo e COO (Chief Operating Officer); John Rodgerson ficará como CFO (Chief Financial Officer)  e Trey Urbahn será o CRO (Chief Revenue Officer). 

Em resumo, José Mario cuidará dos assuntos relacionados à operações de voo, pessoas, cultura, desenvolvimento e treinamento, serviço ao cliente, aeroportos, manutenção, relações institucionais, cargas e TI. John Rodgerson estará à frente dos assuntos que envolvem finanças, planejamento financeiro, controladoria, compras, jurídico e frota. Por fim, Trey Urbahn cuidará dos aspectos associados ao planejamento de malha, receita, comunicação, marca, vendas, marketing e produto.

“Tais mudanças somente devem ser efetivadas após aprovação da associação pelos órgãos competentes. A escolha dessa nova estrutura se deu após profunda análise e buscou unir o melhor dos dois mundos e aproveitar ao máximo os talentos disponíveis nas duas empresas”, informou a Azul em comunicado oficial enviado nesta terça-feira (21/08).

Matéria atualizada às 14h15

Natália Strucchi, de Brasília (DF)

Receba nossas newsletters