Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Com compra da MAP, Gol chega a 48% dos horários e assume liderança em Congonhas

A segunda operação terá início em dezembro e permitirá que os clientes se conectem com os novos voos com destino à Flórida(EUA); em fevereiro de 2019 serão 3 voos diários entre as cidades.

Com os horários da MAP, Gol passa Latam e assume liderança no aeroporto

A Gol anunciou na noite da última terça-feira (8) a compra da MAP Transportes Aéreos, que pertencia a VoePass (antiga Passaredo) por um total de R$ 28 milhões. Com a aquisição, a gigante da aviação brasileira passará a controlar não só as operações da companhia regional, mas também os seus 22 slots (horários de pouso e decolagem) no Aeroporto de Congonhas. Com isso, a Gol, que atualmente é a segunda companhia em número de slots no terminal, com 234, atrás apenas da Latam (236), assumirá a liderança com folga, chegando a quase 48% (47,6%) dos horários de pouso e decolagem.

No comunicado em que confirma o negócio, a Gol chegou a anunciar que ganharia mais 26 slots, mas de acordo com a última distribuição realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a próxima temporada, que vai de outubro a março, a MAP teria direito a apenas 22 horários. Pelas regras da Anac, uma companhia pode transferir slots para outra pertencente ao mesmo grupo econômico. Com isso a Gol poderá poderá utilizar todos os horários para a suas operações regulares e retirar as da MAP de Congonhas.

Caso o negócio seja confirmado, a Gol chega a 256 slots e lidera em número de horários em Congonhas. Na sequência estão Latam (236), Azul (43) e Itapemirim Transportes Aéreos – ITA (2).

Distribuição dos slots em Congonhas para a próxima temporada (Fonte: Anac)

Distribuição dos slots em Congonhas para a próxima temporada (Fonte: Anac)

VENDA ENGLOBOU TODOS OS SLOTS DA VOEPASS

Um detalhe do negócio é que a Gol levou não só os slots pertencentes a MAP, mas todos os slots da VoePass, detentora da companhia. Na divisão dos slots deixados pelo fim das operações da Avianca Brasil, em julho de 2019, a Anac definiu que a MAP ficaria com 12 e a VoePass (então Passaredo) ficaria com 14. No mesmo ano, porém, a Passaredo anunciou a aquisição da MAP, ficando com todos os 26 slots.

Mesmo com a compra, as companhias mantiveram horários pré-definidos para cada companhia No ano passado, no entanto, a MAP perdeu seis slots por não cumprir critérios de regularidade definidos pela Anac. Os slots foram distribuídos entre VoePass e Azul, e a entrante ITA, dois pra cada. Para a próxima temporada, no entanto, a VoePass transferiu todos os seus slots para a MAP (como visto acima na tabela da Anac), que agora passam para a Gol com a compra da companhia.

Receba nossas newsletters