Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Com entrega de A350 à Ethiopian, Airbus quebra monopólio de 60 anos da Boeing

A350-900_ETHIOPIAN_AIRLINES_taxiingNa última semana, a Ethiopian Airlines comemorava o recebimento do primeiro A350 XWB de sua frota, tornando-se a pioneira na África a operar o modelo da Airbus. A ocasião também se tornou histórica para a fabricante francesa, que iniciou um novo capítulo na história da Etiópia. Isto porque, já faziam 60 anos que a Boeing dominava a frota de aeronaves comerciais da companhia, desde 1960 com o primeiro B720.

Em 1984, a companhia se tornava a primeira da África a adquirir um B767. Em 2012, fez história ao introduzir o B787 Dreamliner, além de ter levado a Etiópia a ser o segundo país no mundo, após o Japão, a introduzir o modelo em suas rotas. Atualmente, a Ethiopian utiliza 14 B787 e tem mais seis unidades já encomendadas.

Enquanto isso, a Airbus continuava tentando quebrar este monopólio. E foi com o A350 XWB, lá em 2009, que a francesa obteve êxito nas conversas. No Dubai Airshow, a Ethiopian assinava um acordo histórico para a compra de 12 aeronaves A350-900, em valores que ultrapassaram os US$ 2,9 bilhões de dólares. O CEO da Ethiopian Airlines, Tewolde Gebremariam, parece não estar nada arrependido.

“É uma aeronave eficiente e sustentável”, disse Tewolde. “Nós podemos encomendar mais A350-900s em um futuro próximo”, completou o CEO, que já sabe onde a nova frota irá operar a princípio. “Quando recebermos o segundo A350 em agosto, iremos colocar as duas unidades em rotas para Londres, e assim que tivermos mais aeronaves, as mesmas serão responsáveis por operar rotas para China e Estados Unidos”, destacou.

Receba nossas newsletters