Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Congonhas comemora 80 anos, veja 10 curiosidades e fotos antigas do aeroporto

Neste dia 12 de abril Congonhas celebra seus 80 anos de operações. O ritmo intenso faz parte da rotina no aeroporto, que está em sintonia com a vida de paulistanos e visitantes. Em 2015 foram mais de 19 milhões de passageiros circulando pelo local. Nos céus a movimentação é tão grande quanto em terra, em média 585 movimentações por dia – entre pousos e decolagens. Congonhas, que já sediou embarques e desembarques internacionais, e que se reinventou abrigando voos da conhecida ponte aérea Rio/São Paulo, é, sem dúvidas, lugar de muitas histórias.

Veja a seguir algumas curiosidades:

– O nome Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros (1823-1851), primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência do Brasil (1822).

– O aeroporto funciona 17 horas por dia, onde quatro empresas aéreas de voos regulares (Tam, Gol, Avianca e Azul) operam no terminal transportando milhares de passageiros de São Paulo a 30 destinos brasileiros.

– A “tarde de aviação” foi um evento que reuniu uma plateia de cerca de 8 mil pessoas para assistir à exibição de pilotos civis e militares convidados a verificar as condições de a Vila de Congonhas sediar o novo aeroporto da capital.

– A pista experimental, de 1936, era de terra e tinha 300 metros de extensão, localizada em uma colina alta e descampada, isolada, já o projeto original do aeroporto previa a construção de quatro pistas, com a extensão de 1.200 m cada uma.

– Congonhas já foi conhecido como centro social de lazer e de convivência, frequentado por famílias que aos domingos se reuniam no terraço panorâmico do 1º andar do saguão central para acompanhar pousos e decolagens.

– Era muito comum noivas utilizarem o aeroporto como cenário para fotos. À noite, o “café do aeroporto”, um dos poucos locais da cidade abertos 24 horas por dia, virou ponto de encontro da boemia paulistana.

– A transferência dos voos internacionais para o Aeroporto de São Paulo/Guarulhos, em 1985, implicou uma grande queda no movimento, mas a situação foi superada a partir de 1990, quando Congonhas voltou a ser o mais movimentado do país, tendo a ponte aérea São Paulo-Rio como carro-chefe das operações.

– O Aeroporto de São Paulo/Congonhas é o 2o megahub mais pontual do mundo,superado apenas pelo Aeroporto Internacional Haneda, em Tóquio. É o que apontou o Official Airline Guide (OAG), consultoria britânica de monitoramento de viagens aéreas.

– Em 1954 foi inaugurado o Pavilhão de Autoridades, para embarque e desembarque de governantes dentre outras pessoas importantes. Este pavilhão conserva até hoje vários elementos artísticos, como um mural do artista Di Cavalcante.

– Com arquitetura inspirada no art déco, o aeroporto de Congonhas foi tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Receba nossas newsletters