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Aviação / Turismo em Dados

Congonhas ganhará novas áreas para lojas, restaurantes e salas VIPs ainda neste ano

PARTE I

Santiago Yus da Aena Brasil Congonhas ganhará novas áreas para lojas, restaurantes e salas VIPs ainda neste ano

Santiago Yus, presidente da Aena Brasil

SÃO PAULO – A Aena Brasil iniciou 2024 com a responsabilidade de administrar 17 aeroportos em todo o Brasil. Além dos seis que assumiu no Nordeste desde 2019 (Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Campina Grande e Juazeiro do Norte), a concessionária passou a administrar outros 11 terminais no Norte, Sudeste e Centro-Oeste agora em 2023. O principal deles, claro, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17 de outubro, com a promessa de investir R$ 3 bilhões até 2028.

O terminal é o segundo mais movimentado do Brasil, a segunda ponte aérea mais movimentada em assentos na América Latina. E como já vimos aqui no M&E, Congonhas ganhará um novo terminal e uma área reversível para receber voos internacionais. Mas há muitas outras melhorias por vir. Neste ano de 2024, por exemplo, haverá a ampliação da sala de embarque; readequação das vias de acesso e dos locais de motoristas de aplicativo; reforma dos banheiros; e a revitalização da fachada.

Fachada do aeroporto de Congonhas 2 Congonhas ganhará novas áreas para lojas, restaurantes e salas VIPs ainda neste ano

Aeroporto de Congonhas já ganhou a cara da Aena Brasil

Além dos terminais nordestinos citados acima e o de Congonhas, a Aena Brasil também passou a operar, entre os meses de outubro e novembro do ano passado, os aeroportos de Uberlândia (MG); Campo Grande (MS); Ponta Porã (MS); Corumbá (MS); Uberaba (MG); Montes Claros (MG); Marabá (PA); Carajás (PA); Santarém (PA); e Altamira (PA). Juntos, os 17 terminais respondem hoje por cerca de 40% da movimentação de passageiros em todo o Brasil.

Neste ano de 2024, por exemplo, haverá a ampliação da sala de embarque; readequação das vias de acesso e dos locais de motoristas de aplicativo; reforma dos banheiros; e a revitalização da fachada

Mas como foram os 100 primeiros dias de operação dos novos aeroportos? O que esperar dos voos internacionais em Congonhas? Quais são os próximos passos da Aena no Brasil? A concessionária teria apetite para assumir novos terminais pelo Brasil em caso de novos processos de privatização? Estas e mais perguntas foram feitas pelo M&E numa entrevista completa e super especial com o presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, que nos recebeu em seu escritório em Congonhas.

Os 100 primeiros dias da Aena em Congonhas

Vias de acesso ao aeroporto de Congonhas Congonhas ganhará novas áreas para lojas, restaurantes e salas VIPs ainda neste ano

Readequação das vias de acesso ao aeroporto de Congonhas está no cronograma da Aena Brasil para o fim de 2024

A Aena hoje é responsável pela gestão de 80 aeroportos em todo o mundo. Em 2023, entre embarques e desembarques, passaram por suas instalações mais de 400 milhões de passageiros. E agora no Brasil, são 17 aeroportos administrados. Desde o início de 2020, no Nordeste, com seis aeroportos em cinco estados, e desde o fim de de 2023, ao assumir a gestão de outros 11 aeroportos em quatro estados (como também já vimos acima). E Congonhas?

“Sabíamos deste grande desafio que é administrar Congonhas, o segundo aeroporto mais movimentado do Brasil, onde o tráfego doméstico tem um peso muito grande. É um terminal que faz conexão com toda a malha aérea brasileira, e este desafio está nas mãos de um grande operadora como a Aena Brasil. É um aeroporto que precisa de grandes atualizações infraestruturais que vão além das nossas obrigações contratuais, sobretudo no backstage, como os sistemas de ar-condicionado”, disse Santiago.

É um aeroporto que precisa de grandes atualizações infraestruturais que vão além das nossas obrigações contratuais, sobretudo no backstage, como os sistemas de ar-condicionado”

O presidente da Aena Brasil não escondeu sua felicidade de, a cada dia, estar crescendo sob a ótica da responsabilidade e da transparência na gestão e cumprimentos de todas as obrigações perante à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Temos que focar primeiro em iniciar a operação, estabilizar e depois entrar com as melhorias que, tenho certeza que, em 2024, algumas irão acontecer, bem como outros grandes projetos para o médio e longo prazo”, frisou Yus.

“Estes 100 dias são super positivos por diversos motivos, como o envolvimento de toda a comunidade aeroportuária, desde a colaboração com a prefeitura, com o governo do estado e com o governo federal para que a transição operacional fosse transparente para sociedade e sobretudo segura”

Segundo o executivo, a exigência vista em Congonhas é um desafio adicional, mas a experiência nestes primeiros 100 dias é “super positiva”. “Temos 131 pessoas de operacional aqui, de 27 mil currículos que recebemos. Estamos seguros que temos os melhores profissionais e à altura para tocar este aeroporto. Estes 100 dias são super positivos por diversos motivos, como o envolvimento de toda a comunidade aeroportuária, desde a colaboração com a prefeitura, com o governo do estado e com o governo federal para que a transição operacional fosse transparente para sociedade e sobretudo segura”, destacou ele.

Mais lojas, restaurantes e possíveis novas salas VIPs ainda em 2024

Congonhas agora e administrado pela Aena Brasil Congonhas ganhará novas áreas para lojas, restaurantes e salas VIPs ainda neste ano

Congonhas terá áreas em desuso reativadas para a chegada de novas lojas de varejo, restaurantes e até possíveis salas VIPs

Como prometido pelo próprio Santiago em suas coletivas de imprensa, a ampliação da sala de embarque; a readequação das vias de acesso e dos locais de motoristas de aplicativo; a reforma dos banheiros; e a revitalização da fachada estão previstos para este ano. “O cronograma está sendo seguido e temos a intenção de entregar tudo até o fim do ano. Estamos finalizando alguns projetos de engenharia, além de outros pontos que já foram concluídos”, disse o presidente.

“Além de outros grandes projetos de revitalização mais visíveis, como a reforma do canal de inspeção e da área de retorno. Queremos também aumentar significativamente o terminal, como reintegrar áreas que estão em desuso para criar novos serviços de varejo, alimentação, mobilidade e salas VIPs com novos conceitos”

Uma das prioridades da Aena é concluir um grande projeto de climatização em Congonhas. É preciso renovar dutos e maquinários para trazer um maior conforto térmico aos passageiros. “Além de outros grandes projetos de revitalização mais visíveis, como a reforma do canal de inspeção e da área de retorno. Queremos também aumentar o terminal, reintegrando áreas que estão em desuso para criar novos serviços de varejo, alimentação, mobilidade e salas VIPs com novos conceitos”, diz.

Cronograma de melhorias em Congonhas

  • Ampliação da sala de embarque (até o fim de 2024)
  • Readequação das vias de acesso (até o fim de 2024)
  • Readequação dos locais de motoristas de aplicativo (até o fim de 2024)
  • Reforma dos banheiros (até o fim de 2024)
  • Revitalização da fachada do aeroporto (até o fim de 2024)
  • Implementação de novas tecnologias no check-in e no despacho de bagagens (até o fim de 2024)
  • Revitalização dos pavimentos das pistas de táxi (até o fim de 2028)
  • Ampliação do pátio de aeronaves, com novas posições de contato (até o fim de 2028)
  • Construção de mais 20 novas pontes de embarque (até o fim de 2028)
  • Construção de um novo terminal de passageiros (até o fim de 2028)

Na próxima semana você confere a PARTE II e a PARTE III desta entrevista.

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