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Aviação

Coronavírus: redução do número de voos operados em Brasília ultrapassa os 90%

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Os voos que continuarão a operar realizam apenas trechos domésticos (Bento Viana/Inframérica)

A partir deste início de abril, o Aeroporto de Brasília receberá apenas uma média de 21 pousos e decolagens diários. A redução  é resultado das medidas de restrição à locomoção e viagens implementadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Por conta disso, o terminal, que tem capacidade para operar 1 voo a cada 56 segundos, receberá, agora, ao longo de um dia inteiro, o total de voos que teria condições para receber em menos de 30 minutos.

O Aeroporto de Brasília movimentava, em média, 380 voos diários. Os 21 voos remanescentes configuram uma redução de mais de 90% no fluxo do terceiro maior aeroporto do país em movimentação de passageiros. Os voos que continuarão a operar realizam apenas trechos domésticos. Desde o dia 25 de março, os voos internacionais regulares no terminal brasiliense foram completamente suspensos. Não há previsão para a retomada dos demais voos.

A queda na demanda por transporte aéreo de passageiros também resultou no fechamento de parte de uma das salas de embarque do Aeroporto de Brasília. A ala cuja operação está suspensa comporta os portões de 1 a 14. A Inframerica ainda estuda a suspensão das operações de uma das pistas de pousos e decolagens. A medida tem por objetivo otimizar a utilização da infraestrutura aeroportuária durante o período de pandemia e mitigar os efeitos econômicos da crise causada pelo Covid- 19.

Nova rotina

Além da queda na movimentação, a rotina no Aeroporto de Brasília mudou. Agora, funcionários do atendimento ao cliente usam máscaras e luvas, e os colaboradores cujas atividades podem ser desenvolvidas fora do Aeroporto estão trabalhando em regime home office. Telas informativas e avisos sonoros alertam sobre os riscos do Covid-19 e as formas de se prevenir. Nos banheiros, comunicados instruem como lavar bem as mãos e nos elevadores novas regras pedem ocupação máxima de três pessoas.

No chão, adesivos alertam para a necessidade de se manter um distanciamento de 2 metros entre pessoas. Há dispensers de álcool gel nas áreas de grande circulação de trabalhadores. A equipe de limpeza intensificou a higienização de balcões de check-in, corrimãos, escadas e esteiras rolantes, totens de autoatendimento e a reposição de sabonete nos 33 banheiros do Aeroporto. Os bombeiros militares do Distrito Federal e o GDF estão realizando triagens e medições de temperatura de passageiros que desembarcam no terminal. A ação acontece diariamente na saída do desembarque doméstico.

Medidas administrativas

Como forma de reduzir a exposição ao contágio de seus funcionários, a concessionária alterou o regime de trabalho para a modalidade de teletrabalho (Home Office) e promoveu a redução da jornada de trabalho de alguns de seus colaboradores. Além de preservar seus empregados, a medida também tem por objetivo mitigar o número de desligamentos no contexto da grave crise econômica que se segue às políticas de contenção do Covid-19.

Diante dessa situação, a concessionária tem adotado medidas para garantir a sustentabilidade da operação do Aeroporto. A empresa promoveu a redução de seu corpo diretivo e instituiu plano de licença voluntária para os funcionários, que continuarão a receber todos os benefícios, dentre outras medidas de contenção de custos.

A Inframerica informa, ainda, que está em contato com as autoridades governamentais em busca de soluções de interesse público para o enfrentamento desta crise.

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