Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Demanda doméstica aérea cresceu apenas 1% em maio, aponta Abear

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.


No mês de maio, a demanda doméstica por transporte aéreo obteve crescimento de apenas 1%, na comparação com o mesmo mês de 2014. A oferta ficou 1,5% acima do ano anterior, o fator de aproveitamento dos voos teve recuo de 0,4%, ficando em 78,2%. O total de passageiros transportados no mês avançou 3,3%, somando pouco mais de 7,8 milhões de viagens. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e representam os dados operacionais da Avianca, Azul, Gol e Tam.

Segundo a entidade, a economia desaquecida, público corporativo retraído e período de fraca movimentação turística são fatores que explicam o pequeno crescimento da demanda. “O cenário que temos descrito desde o segundo semestre de 2014 segue inalterado. Com menos negócios sendo fechados no país, se reduzem as viagens de trabalho e a aviação perde um público importante em quantidade e qualidade de receitas”, reafirma o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

“Maio não é um dos meses mais produtivos do setor, porque fica bem no meio dos períodos de férias, então o estímulo dos preços reduzidos das passagens nos ajudou a garantir esse avanço mínimo ao facilitar as viagens na baixa temporada”, detalha. Em maio, a Gol ficou com a maior participação de mercado no doméstico com 36,87% da demanda, seguida pela Tam com 36,46%. A Azul obteve 17,15% de market share, enquanto Avianca ficou com uma parcela de 9,52%.
 
O internacional vive um momento parecido com o doméstico, em relação às receitas, com as companhias praticando preços atrativos para os consumidores. A oferta consolidada foi ampliada em 14,6%. A demanda avançou em menor proporção, 14%, conduzindo o fator de aproveitamento a uma queda 0,4%, para 82,6%. O total de passageiros avançou 16,5%, para 575 mil viagens.  A Tam liderou a participação de mercado com 80,25%. Em segundo lugar ficou a Gol com 12,10%. Na sequencia aparecem a Azul, com 7,59%, e Avianca, com parcela inferior a 1%.
 
Cargas –
A carga transportada pelas associadas Abear em operações domésticas em maio somou 29.891 toneladas, um peso total 7% inferior ao registrado do mesmo mês de 2014. No segmento internacional, o peso total transportado somou 15.814 toneladas, uma alta de 6,4%.

Nathalia Marques

Receba nossas newsletters