Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Efeito MAX: Aerolíneas negocia compensação com a Boeing

Aerolineas-Argentinas-737-8-MAX-8-LV-GVD-10Grd-BFI-JGW46-625x417

São quatro aeronaves já entregues e paradas em solo argentino

A Aerolíneas Argentinas é mais uma companhia a aguardar compensação por parte da Boeing devido a suspensão das operações do B737 MAX, em março de 2019. O presidente Pablo Ceriani afirmou que uma possibilidade é ter descontos em pedidos pendentes. São quatro aeronaves já entregues e paradas em solo argentino e outras 12 encomendadas, incluindo nove unidades diretamente da Boeing e outras três de arrendadores.

“A Boeing já concordou em compensar outras companhias aéreas. Estamos apenas pedindo o mesmo tratamento.  A compensação pode ser realizada de diferentes formas, como um pagamento direto ou benefícios como entregas futuras”, disse Pablo Ceriani à Reuters.

Histórico

O B737 MAX está fora de serviço desde março de 2019. A produção da aeronave está suspensa em todos os EUA desde o mês passado. A previsão da Boeing é que a aeronave só volte a voar em meados de 2020, após o processo de certificação do modelo. E não é só isso: a obrigação de treinar todos os pilotos do MAX em simuladores fará as aéreas perderem tempo e dinheiro, por conta do baixo número de simuladores do modelo em todo o mundo (34 unidades). Todos estes fatores, em conjunto, além, claro, do número de aeronaves prontas estocadas em todo o mundo (mais de 400 unidades, que invadem o estacionamento de carros de linhas de montagem por todos os EUA), farão com que a produção do B737 MAX fique parada de três a seis meses.

Receba nossas newsletters