Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Emirates entra para o consórcio de pesquisas de combustíveis de aviação renováveis

(Emirates/Divulgação)

O Air-CRAFT vai promover a industrialização da produção de SAF e criar um ecossistema para abordar os cinco princípios acima do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos (Emirates/Divulgação)

No Ano da Sustentabilidade nos Emirados Árabes Unidos, e na 3ª Conferência sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3) da OACI realizada em Dubai, oito entidades fundadoras anunciaram o lançamento do “Air-CRAFT”, um consórcio de pesquisa baseado nos Emirados Árabes Unidos com foco no desenvolvimento, produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) e que conta com a presença da Emirates.

O Air-CRAFT ou Centro de Tecnologias de Combustíveis Renováveis e Avançados para a Aviação dos Emirados Árabes Unidos, é uma iniciativa inédita que reúne entidades de toda a cadeia de valor: formuladores de políticas industriais, reguladores da aviação, produtores de combustível, acadêmicos e pesquisadores, fabricantes de aeronaves e motores e companhias aéreas.

Embora baseado nos Emirados Árabes Unidos, o consórcio também terá a participação de entidades internacionais relevantes ao longo de seu desenvolvimento. A nova iniciativa foi anunciada hoje na CAAF/3, antes da COP28 (28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

“O setor da aviação tem grande importância pois contribui significativamente para o PIB, além de ser um setor essencial no nosso trabalho de descarbonização. Os Emirados Árabes Unidos se comprometeram a atingir zero emissão líquida até 2050, e este objetivo só pode ser alcançado com a redução das emissões. O Air-CRAFT tem ainda um longo caminho a percorrer na descarbonização do setor da aviação, e vai ajudar a tornar esse setor mais resiliente e sustentável no futuro”, disse Suhail Mohamed Al Mazrouei, Ministro da Energia e Infraestrutura.

A colaboração apoia os princípios do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e o objetivo da indústria da aviação comercial de atingir zero emissão líquida até 2050. Hoje, na CAAF/3, representantes das oito entidades do consórcio assinaram um acordo de colaboração estratégica para dar início ao Air-CRAFT.

Os possíveis tópicos de pesquisa do Air-CRAFT incluem avaliações do impacto ambiental, otimização de matérias-primas e processos e avaliações técnico-econômicas. O Air-CRAFT também vai estabelecer vínculos relevantes com outras instituições acadêmicas e de pesquisa nos Emirados Árabes Unidos e em todo o mundo.

“Alinhado à meta de atingir zero emissão líquida até 2050, este consórcio, o maior e mais exclusivo na indústria de SAF, representa um avanço substancial rumo a um futuro mais verde da aviação e, com ele, esperamos causar um impacto positivo significativo.”

O Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos publicou o Roteiro Nacional de SAF, que contém cinco princípios para ajudar o setor a acelerar a descarbonização do setor e transformá-lo em hub regional para combustíveis alternativos para a aviação. Esses cinco princípios são:

1. Estabelecer a meta ambiciosa de 700 milhões de litros de SAF até 2030.

2. Acelerar a implementação e inovação das tecnologias de SAF.

3. Desenvolver o ambiente regulatório nacional para SAF.

4. Construir capacidade local para aumentar o valor no país.

5. Liderar a colaboração internacional.

“A Emirates apoia iniciativas que promovem a implementação de SAF. Contribuímos para o desenvolvimento do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e dos roteiros de combustível power-to-liquid, e acreditamos que os Emirados Árabes Unidos estão numa posição única para liderar nesta área com suas políticas, tecnologia e capacidades de infraestrutura. Vemos o Air-CRAFT como uma plataforma sólida para transformar o roteiro nacional de SAF em realidade e estamos orgulhosos de ser uma das entidades lançadoras desta iniciativa”, disse o xeique Majid Al Mualla, vice-presidente sênior da divisão de assuntos internacionais da Emirates.

Receba nossas newsletters