Uma grande reviravolta na famosa “guerra de egos” dentro da indústria mundial da aviação comercial. Isto porque a Emirates está pronta para se tornar a companhia pioneira nas operações do B777-9X da norte-americana Boeing, widebody que deve entrar em serviço em 2020, assumindo o posto que até então era da alemã Lufthansa. A informação é do jornal Gulf News que cita uma executiva da própria fabricante como a fonte da informação.
“A Emirates está agora verdadeiramente à frente do prazo original (meados de 2020) para receber seu primeiro B777X”, disse a VP de Vendas da Boeing para Oriente Médio, Turquia, Rússia e Ásia Central, além de informar que o programa de desenvolvimento da aeronave esta traçado para ser finalizado até antes do prazo estipulado.
A primeira aquisição realizada pela Emirates do modelo aconteceu em 2014. Foram exatas 150 aeronaves encomendadas, sendo 115 B777-9X e 35 B777-8X, com mais 50 aeronaves como opção de compra. Ao lado do B777-8X, o B777-9X será utilizado pela Emirates para a substituição natural da frota de B777s que atualmente conta com 136 B777-300ERs e 10 B777-200LRs.
Lufthansa cogitou reduzir encomendas de B777X em junho
O Grupo Lufthansa considerou diminuir o número de aeronaves B777X que foram encomendadas. O M&E divulgou esta informação em junho. Na época, a grande preocupação da companhia era o alto custo de compra e manutenção, além do tamanho das aeronaves. Existiam rumores de que a companhia alemã encomendaria mais A350s, modelo francês que carregaria menos passageiros do que o B777X de 400 assentos da Boeing.