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Aviação

Fabricantes de motores de aeronaves registram resultados históricos

Fábrica da Pratt & Whitney

Fábrica da Pratt & Whitney


Além dos lucros anuais e sempre bilionários de aeroportos, companhias aéreas e serviços turísticos ligados ao setor aeroportuário, outro setor de toda esta indústria também está registrando lucros recordes em todo o mundo: o de motor de aeronaves. Grandes e conhecidas marcas como a CFM International, a GE Snecma, a Pratt & Whitney e a Rolls-Royce, que marcam presença ao lado de Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer, comemoram anos recordes de produção muito por conta da alta demanda de aeronaves single-aisle (corredor único).

Só para ter uma ideia, dois dos motores mais conhecidos da CFM International, o CFM56 e o LEAP, receberam uma emncomenda de 687 peças e 2.062 motores respectivamente. Mais de 1.650 motores modelo CFM56-5/-7s passaram pela linha de montagem da CFM, com mais de 1.700 esperados para este ano. Pelo lado do LEAP, motor presente em grandes aeronaves como o A320neo, o Boeing 737 MAX e o mais novo chinês Comac C919, a encomenda já passa das 10.000 unidades, entre os modelos LEAP-1A, LEAP-1B E LEAP-1C.

Outra marca presente no mercado é o Pratt & Whitney, empresa que tem grandes planos de retornar à liderança da indústria de motores da aviação comercial no mundo. Aeronaves como o A320neo e da série C Bombardier conhecem bem os motores da P&W, como o PW1100G e o PW1500G. Outra variante do motor é o PW1900G que equipará aeronaves da Embraer 190-E2 e 195-E2. A fabricante brasileira pretende iniciar os testes dos modelos em 2016, com operações a serem iniciadas em 2018.

A General Eletric e a Rolls-Royce também registram aumentos históricos na produção de motores que compõem aeronaves widebody, especializadas em rotas de média e longa distância. O motor GE-90-115s, por exemplo, que integra o Boeing 777, faz com que a General Eletric produza cerca de 200 unidades por ano. Pelo lado da Rolls-Royce, agradeça a Airbus por ter se consolidado exclusivamente na motorização dos A350s e os novos A330neo. No entanto, a empresa está focada na produção do Trent XWB-84s e -97s que integram os A350-900 e A350-1000.

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