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Aviação

Gol está em discussões com stakeholders sobre opções que tragam maior flexibilidade financeira

gollow e1653411078159 Gol está em discussões com stakeholders sobre opções que tragam maior flexibilidade financeira

Segundo a companhia, o “foco está sempre na confiabilidade de suas operações e em proporcionar a melhor experiência de viagem aos seus clientes (Divulgação)

A coluna Painel, da Folha de S. Paulo, revelou que a Gol pode entrar, em breve, com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, conhecido como Chapter 11, na qual Avianca e Latam já passaram e hoje seguem fortalecidas em seus negócios. Segundo o blog, para pessoas de dentro da companhia, seria mais vantajoso do que entrar com o pedido no Brasil, mas antes pode haver um plano de reestruturação interno, sem precisar da justiça.

“A Gol está em discussões com seus stakeholders financeiros sobre diversas opções que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações”

O M&E procurou a Gol sobre o caso. Segundo a companhia, o “foco está sempre na confiabilidade de suas operações e em proporcionar a melhor experiência de viagem aos seus clientes. Ao mesmo tempo, a companhia continua seus esforços anunciados anteriormente para melhorar a lucratividade e fortalecer seu balanço. A Gol está em discussões com seus stakeholders financeiros sobre diversas opções que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações”, informa.

A companhia informou ainda, em nota enviada ao M&E, que todas as ações visam posicioná-la para o sucesso de longo prazo, à medida que a companhia continua a cumprir sua missão de democratizar o transporte aéreo no Brasil.

Já de acordo com a coluna, a possibilidade de uma recuperação sem a justiça , no entanto, vem se mostrando inviável diante da multiplicidade de interesses, o que envolveria credores e acionistas. No caso da RJ, há ainda uma negociação a ser feita junto a 25 lessores, envolvendo justamente a renegociação da dívida financeira no arrendamento de aeronaves. Todos estes obstáculos precisariam ser ultrapassados para que a Gol pudesse se recuperar de uma dívida que seria de cerca de R$ 20 bilhões.

A coluna informa ainda que o problema da Gol não seria operacional, mas sim pelo fato de não haver “garantias suficientes” para arcar com a dívida que vencerá nos próximos 12 meses, envolvendo cerca de R$ 3 bilhões, porque “seus ativos foram, em grande maioria, empenhados no acordo que resultou na Abra”. Por conta disso, a própria Abra também estaria debatendo a possibilidade da própria holding entrar com o pedido de Chapter 11 nos Estados Unidos.

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