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Aviação

Após mais de 2 anos, Grupo Latam deixa processo de recuperação judicial nos EUA

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam Airlines

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam Airlines (Divulgação)

Esta quinta-feira (3) ficará marcada na história do Grupo Latam como o dia oficial que a empresa deixa o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, o já conhecido Chapter 11, no qual ingressou em maio de 2020 depois do forte impacto da pandemia. Esse processo vai permitir ao grupo emergir de forma mais ágil, com uma estrutura de custos mais competitiva, uma liquidez adequada para enfrentar o futuro, com cerca de US$ 10,3 bilhões em equity e uma dívida de cerca de US$ 6,9 bilhões.

A Latam Brasil, por exemplo, deixará a recuperação judicial sem dívidas e com uma fortaleza financeira “incomparável”. E são estes detalhes que foram compartilhados pelo CEO do Grupo Latam, Roberto Alvo, em conferência de imprensa realizada na noite desta quinta (3).

“Hoje é um dia muito importante para Latam. Estamos em um dos melhores momentos da nossa história. Após este processo, voltamos mais forte, mais competitivos e uma melhor companhia para concorrer no mercado e servir a sociedade. Saímos reforçados e reformulados. O grupo fica mais eficiente”, afirmou Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group.

“Estamos em um dos melhores momentos da nossa história. Após este processo, voltamos mais fortes, mais competitivos e uma melhor companhia para concorrer no mercado e servir a sociedade”

O Grupo sai do processo de reorganização com sólida posição financeira e a mais ampla malha aérea da América do Sul, atendendo 144 destinos em 22 países em outubro e prevê recuperar mais de 85% da sua capacidade global até o fim de 2022 na comparação com 2019. A Latam emerge com mais de US$ 2,2 bilhões de liquidez e com dívida aproximadamente US$ 3,6 bilhões menor do que antes de entrar no processo. De acordo com o grupo, todas as filiais do grupo saem do Chapter 11 no mesmo momento.

A Latam emerge com mais de US$ 2,2 bilhões de liquidez e com dívida aproximadamente US$ 3,6 bilhões menor do que antes de entrar no processo

“Estamos satisfeitos por concluir uma transformação significativa e sair do nosso processo de reorganização com uma posição financeira fortalecida e um compromisso renovado com a excelência operacional. Como grupo, com um dinâmico time de 30 mil funcionários e uma malha aérea incomparável, esperamos continuar oferecendo aos passageiros a melhor alternativa para viagens na América do Sul e atendendo as necessidades dos diversos países onde operamos”, completou Roberto.

Próximos passos

A previsão da Latam no Brasil é recuperar perto de 100% das suas operações em comparação a 2019, já nos meios de 2023. “Agora vamos acompanhar a recuperação da demanda, atendendo a necessidade do mercado. Também vamos incrementar nossa frota nos próximos cinco anos com novas aeronaves. A Latam firmou acordos com a Airbus para adquirir até 2029 um total de 87 aeronaves da família A320neo, que são 20% mais eficientes em consumo de combustível. No momento estamos focados em recuperar nossas operações”, finalizou Roberto.

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