Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Grupo Abra planeja abrir capital na bolsa de valores em até 18 meses

grupo abra

O acordo criou a maior holding de aviação da América Latina (Divulgação)

Formado há quase um ano após os acionistas controladores de Gol e Avianca Holdings fecharem um negócio para a criação de uma holding, o Grupo Abra já planeja uma oferta pública inicial agora que as receitas aéreas voltam a crescer. O plano é que o grupo venda ações em Nova York ou Londres nos próximos 12 a 18 meses, como informado pela Bloomberg, citando a diretora de Relações com Investidores da Avianca, María Cristina Ricardo.

Para ela, “sem dúvida, o IPO faz todo o sentido para apoiar o crescimento do grupo”, ainda mais agora que as viagens aéreas na América Latina voltaram aos níveis pré-pandêmicos, segundo dados da OAG Aviation, e que a Avianca se reergue após o processo de recuperação judicial. O processo ajudou a Avianca a reduzir sua dívida para US$ 3,1 bilhões até o final de 2022, de US$ 5,3 bilhões dois anos antes, permitindo-lhe concorrer melhor com as low-costs.

Entre as mudanças implementadas desde que a empresa saiu de sua reestruturação no final de 2021 estava a união em regime de propriedade comum com a brasileira Gol. Quando ambas anunciaram o acordo, nomearam Roberto José Kriete Ávila – proprietário da Kingsland International Group SA, um dos principais acionistas da Avianca – como presidente, e o fundador da Gol, Constantino de Oliveira Junior, como diretor executivo.

Receba nossas newsletters