Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iata divulga lista de verificações para autoavaliação de saúde para auxiliar aéreas

aircraft_carrier

A lista de verificações está disponível em www.iata.org e pode ser usada gratuitamente pelas companhias aéreas interessadas

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou uma lista de verificações para autoavaliação de saúde no auxílio às companhias aéreas na adoção das orientações “Take-off: Guidance for Air Travel through the Covid-19 Public Health Crisis”, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). As seções tratam dos seguintes temas:

  • Notificação antes da chegada;
  • Check-in;
  • Embarque e desembarque;
  • Limpeza de aeronaves;
  • Qualidade do ar a bordo;
  • Operações durante o voo;
  • Tripulação de voo e cabine – recomendações gerais;
  • Descanso da tripulação;
  • Instalações aeroportuárias.

O documento é considerado a estrutura padrão global de medidas temporárias baseadas em riscos para que governos e a cadeia de valor do transporte aéreo mantenham operações seguras durante a crise de Covid-19. A Lista de Verificações de Segurança de Saúde da Iata para Operadores de Linhas Aéreas fornece os padrões e práticas recomendadas (IHSARPs), materiais de orientação associados e outras informações de apoio necessárias para a autoavaliação do operador.

“A segurança é sempre a prioridade número um do transporte aéreo. E os desafios da Covid-19 trouxeram uma nova dimensão aos nossos esforços. Desenvolvidas com contribuições do setor, de autoridades de saúde pública e governos, as orientações da OACI são o padrão global para operações seguras. A lista de verificações de autoavaliação da Iata é um guia prático de implementação que ajuda as companhias aéreas a manter a conformidade”, disse Alexandre de Juniac, CEO da Iata.

“Uma abordagem harmonizada de saúde é fundamental não apenas para a aviação civil se recuperar, mas também para ‘reconstruir melhor’, o que é muito importante para garantir a resiliência futura para toda cadeia do transporte aéreo. A lista de verificações de saúde da Iata para as companhias aéreas é essencial, pois fornece um guia para a implementação das recomendações da Força-Tarefa de Recuperação de Aviação do Conselho da ICAO (CART), que têm a harmonização e a resiliência como princípios orientadores”, disse Salvatore Sciacchitano, presidente do Conselho da ICAO.

A lista de verificações está disponível em www.iata.org e pode ser usada gratuitamente pelas companhias aéreas interessadas.

Receba nossas newsletters