Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iata reforça papel da aviação em momentos de crise

iata

350 voos de socorro e repatriação foram enviados para as áreas afetadas na Turquia (Unsplash/Dima Rogachevskiy)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association – Iata) destacou o papel fundamental da aviação em situações de desastres naturais e crises humanitárias, como nos eventos que acometeram a Turquia. Uma análise das 29 principais operadoras que atendem o país apontou, que foram enviadas mais de 3.500 toneladas de ajuda proveniente de mais de 90 países, além de ter o registro de 350 voos de socorro e repatriação para as áreas afetadas.

“Quando ocorre uma crise, a aviação está lá para ajudar. A conectividade é essencial para levar ajuda e socorristas para os locais onde são necessários, como no caso recente de ajuda rápida às vítimas do terremoto no sul da Turquia e na Síria. As companhias aéreas ajudaram a salvar vidas logo após o terremoto. E as companhias aéreas continuam ajudando a acelerar a recuperação com o transporte de produtos vitais”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA, durante o Simpósio Mundial de Carga da IATA em Istambul.

Os suprimentos essenciais entregues incluíram casacos, cobertores, banheiros, artigos de higiene, alimentos, equipamentos para bombeiros, geradores de energia, barracas, rampas de distribuição de água, lanternas, sacos de dormir e suprimentos médicos, entre outros itens.

“Todos os dias, as companhias aéreas fazem uma contribuição positiva enorme para a humanidade, conectando pessoas, culturas, negócios e economias, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Quando ocorre um desastre, esses vínculos se tornam ainda mais importantes. Encorajamos todos os grupos envolvidos a se juntarem a nós para garantir que a aviação cumpra esse papel, tornando-se cada vez mais segura, estável, confiável e sustentável”, disse Walsh.

Como uma organização sem fins lucrativos, a Airlink coordena recursos doados por companhias aéreas e as necessidades de ONGs nos casos de desastres humanitários. Trabalhando com suas ONGs e companhias aéreas parceiras, a Airlink coordenou o transporte de 1.000 toneladas de suprimentos de ajuda para a área afetada, com o transporte adicional de 300 toneladas.

A resiliência das cidades e a infraestrutura são componentes fundamentais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, testados em momentos de crise, quando o papel do transporte aéreo é um componente essencial da infraestrutura e ajuda vital para as comunidades.

Receba nossas newsletters