Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Lan registra em junho crescimento de passageiros de 12,1%

A Lan – companhia que integra um dos principais grupos do setor aéreo da América Latina – registrou maior movimento de passageiros no mês de junho, conforme  relatório divulgado pela empresa. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o tráfego de passageiros aumentou 12,1% e a capacidade cresceu em 3,4%.

Como resultado, o fator de ocupação subiu 6,1 pontos percentuais, atingindo 78,1%. O tráfego internacional de passageiros representou, aproximadamente, 71% do total. Desde o mês de janeiro último, esses números também incluem as operações da companhia Aires, tanto internacionais quanto domésticas.

O movimento nos voos internacionais aumentou 11,8% e a capacidade 1,3%. Consequentemente, o fator de ocupação cresceu 7,5 pontos percentuais, alcançando 79,7%. Durante o mês de junho, a capacidade do transporte de passageiros esteve alterada pela presença das cinzas vulcânicas. O fenômeno natural impactou diretamente as operações domésticas na Argentina e, em menor escala, as do Sul do Chile. Também foram atingidas as rotas regionais e internacionais de longo alcance para e desde a Argentina e o Uruguai e as da Austrália.

Já o tráfego doméstico de passageiros no Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia teve aumento de 13% e a capacidade cresceu 8,59%, o que levou a um aumento no fator de ocupação de 2,9 pontos percentuais, chegando aos 74,5%.No período, o tráfego de carga aumentou 6,5% e a capacidade evoluiu 6,8%. Como resultado, o fator de ocupação diminuiu 0,2 ponto percentual, atingindo 68,8%.

Esta evolução se deve principalmente à chegada de três Boeing 767F cargueiros entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, destinados a potencializar o crescimento dos mercados do Brasil, América Latina, Costa Oeste dos Estados Unidos e México. O negócio carga também esteve afetado pelas cinzas vulcânicas devido à diminuição da capacidade cargueira disponível nos voos de passageiros que foram cancelados.

Receba nossas newsletters