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Aviação

Latam investe R$ 20 milhões em mega operação para a Rio 2016; conheça a logística

Para a companhia, acessibilidade será o maior legado deste investimento milionário

Eduardo Costa, diretor sênior de Serviços e Inovação da Latam Brasil

Eduardo Costa, diretor sênior de Serviços e Inovação da Latam Brasil

Com um investimento de R$ 20 milhões, a Latam Brasil – aérea oficial das Olimpíadas e Paralimpíadas – anunciou que a operação de logística para os Jogos será uma das maiores do mundo. “Capacitamos mais de 15 mil profissionais ligados aos nossos serviços, seja a bordo, atendimento ao cliente ou mesmo serviços aeroportuários”, explicou Eduardo Costa, diretor sênior de Serviços e Inovação da Latam Airlines Brasil.

Segundo o executivo, o maior desafio da companhia para o megaevento é a segurança. Para conseguir manter a qualidade dos serviços, Costa afirmou que a empresa contará com uma diretoria de crise 24 horas por dia, sete dias por semana, a fim de antecipar as tomadas de decisões e medidas de contingências caso necessário.foto2

“Ao contrário da Copa do Mundo, que aconteceu por todo o país, os Jogos esperam mais de 1,5 milhão de espectadores em uma única cidade (Rio de Janeiro). Assim, queremos evitar qualquer tipo de atraso ou cancelamento de voos, que poderia gerar um colapso em cadeia na malha aérea. Nossas maiores preocupações durante o evento são a pontualidade, garantir que a experiência de viagem dos passageiros seja a melhor possível e oferecer segurança aos clientes”, enfatizou.


cadeiraAcessibilidade é maior legado –
Pensando nos mais de 4.500 atletas paralímpicos que participarão da competição, sendo que cerca de 30% deste viajarão com a Latam, a companhia desenvolveu processos para facilitar e agilizar o embarque e desembarque massivos dos jogadores e familiares. A maior conquista foi a criação de uma cadeira de rodas para auxiliar no transporte de pessoas com deficiências em qualquer aeronave operada pela companhia.

“Percebemos que a cadeira de rodas do aeroporto não passava pelos corredores de todos os aviões. O que gerava um atraso na decolagem. Em um dos testes que realizamos, percebemos que levávamos quase 50 minutos para embarcar apenas os cadeirantes. Com o protótipo – desenvolvido junto à uma empresa brasileira – conseguimos regularizar o embarque.

Nos voos com menos de 60 minutos de duração, a companhia também optou por simplificar o serviço de bordo a fim de oferecer a atenção necessários aos que possuem dificuldades de mobilidade. O carrinho de comidas e bebidas não mais passará pelos corredores. Ao invés, serão distribuídos kits com um sanduiche, bombom, água e guardanapo.

Mauricio Oliveira, Sérgio Lazzeri, Eduardo Costa, Rafael Walker e Amália Ribaldi, da Latam

Mauricio Oliveira, Sérgio Lazzeri, Eduardo Costa, Rafael Walker e Amália Ribaldi, da Latam

Check-in e despacho na Vila Olímpica – A companhia estima que até 15% das delegações devem viajar com a companhia. Para evitar momentos turbulentos no aeroporto, os jogadores terão acesso à check in e despacho de bagagem na vila Olímpica.

A companhia ainda distribuirá um Guia do Passageiro, disponível em inglês, espanhol e português, com informações sobre a aérea e os aeroportos. Além de disponibilizar tradutores nos aeroportos do Rio de Janeiros (Santos Dumont e Galeão), Brasília e São Paulo (Congonhas e Guarulhos).

Em relação ao aumento da frota, Costa afirmou que atualmente a companhia já possui 100 voos extras em sua malha realizando voos de e para o Rio de Janeiro. Esse valor pode chegar a 300 dependendo da demanda.

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