Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Latam fecha parceria com Airbus em busca da operação carbono neutro

latam foto divulgação (2)

Latam se torna o primeiro grupo de companhias aéreas da América Latina a explorar a tecnologia que permite filtrar e capturar o CO2

O Grupo Latam, em mais um passo para uma operação carbono neutro, anunciou a sua intenção de explorar oportunidades para a eliminação de CO2 por meio do sistema de captura e armazenamento direto de carbono no ar (DACCS). O novidade faz parte da estratégia de sustentabilidade do grupo, que busca ser carbono neutro até 2050.

Este anúncio oficial será feito de forma colaborativa e em associação com outros players do setor após a assinatura de uma carta de intenções com a Airbus, um documento também assinado pela Air Canada, easyJet, International Airlines Group, Lufthansa Group e Virgin Atlantic para avaliar esse tipo de tecnologia.

Dessa forma, a Latam se torna o primeiro grupo de companhias aéreas da América Latina a explorar essa tecnologia que permite filtrar e capturar o CO2 da atmosfera para depois armazená-lo de forma segura e permanente em grandes profundidades.unnamed

“O DACCS representa uma forma inovadora não apenas de remover o dióxido de carbono da atmosfera, mas também tem o potencial de desempenhar um papel no desenvolvimento de combustíveis sintéticos sustentáveis ​​para aviação”, afirma Juan José Tohá, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Latam.

OUTRAS MEDIDAS – A companhia está trabalhando em seu pilar de Mudanças Climáticas, que inclui a implementação de medidas e melhores práticas para o uso eficiente de combustível para redução de emissões, o desenvolvimento do SAF (combustível sustentável) e o apoio à conservação de ecossistemas estratégicos. O grupo inclusive assumiu o compromisso de utilizar até 5% de SAF em suas operações até 2030, priorizando a produção na América do Sul.

TECNOLOGIA DACCS – O DACCS é uma tecnologia de alto potencial que permite que até 90% das emissões de CO2 sejam filtradas e removidas do ar usando ventiladores e absorvedores em uma instalação neutra em carbono alimentada por fontes de energia de emissão zero.

Receba nossas newsletters