Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Nove aeroportos brasileiros já foram certificados pela Anac em 2021

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já emitiu, de janeiro a setembro, nove Certificados Operacionais de Aeroportos a um número significativo de administradores e gestores aeroportuários. Atualmente, entre outorgas definitivas e provisórias, já são 59 o total de operadores que receberam o COA.

Além de Navegantes e Joinville, o Bloco Sul também inclui Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, no Paraná, e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.

Aeroporto de Joinville (SC) está entre os aeroportos que receberam o certificado este ano

O mais novo terminal a entrar nessa estatística foi o de Ji-Paraná (RO). Localizado em Rondônia, o aeroporto é o terceiro em número de movimentação de passageiros na região. Na lista de certificados emitidos neste ano também estão os aeroportos de Santarém (PA), Palmas (TO), Bagé (RS), Sinop (MT), Una (BA), Correia Pinto (SC), Joinville (SC) e Uberlândia (MG).

A emissão do Certificado Operacional ao aeroporto de Ji-Paraná permite, além da possibilidade de ampliação da oferta de voos comerciais, a operação com aeronaves mais exigentes do que aquelas em operação atualmente no terminal, desde que compatíveis com o código de referência 3C ou inferior, como por exemplo o Boeing 737-800, Airbus A320neo, Embraer E195, além do ATR-72. Hoje, o município é atendido com voos regulares operados pela Azul Linhas Aéreas.

O Certificado Operacional de Aeroporto é emitido pela Anac após avaliação técnica de vários itens de infraestrutura de um aeródromo, em especial da área operacional, cujo o acesso é controlado — também conhecido no meio aeronáutico como lado ar. O certificado atesta os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber, além de validar a capacidade, por parte do operador, de cumprir as normas técnicas da Agência.

Receba nossas newsletters