Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Pesquisa aposta que confiança fomenta vendas online de bilhetes aéreos

O comércio eletrônico de passagens aéreas e hospedagens movimenta cerca de R$ 13 bilhões ao ano e representa uma parcela significativa do mercado. Um dos motivos para esse crescimento é a maior confiança dos consumidores no serviço. Segundo pesquisa da agência ViajaNet, na lista de seus clientes, a indicação de quem já usou o serviço representa o segundo maior motivo de compra no site, atrás apenas do preço.

De acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2011, cerca de 60 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma viagem doméstica e 90% dos turistas não recorreram a agências tradicionais para programar os roteiros. Outro dado interessante é da consultoria E-consulting, que aponta um volume de negócios da ordem de R$ 8,7 bilhões apenas no setor de comércio eletrônico de passagens aéreas e hospedagens.

Segundo Bob Rossato, sócio fundador do Viajanet, o mercado de turismo vive uma profunda transformação no perfil de compra dos consumidores. “Hoje, observamos uma forte migração das vendas presenciais para o modelo online, já que as companhias virtuais oferecem maior facilidade e variedade na hora da compra”, ressalta Rossato. “As agências virtuais priorizam pacotes customizados, montados pelos próprios clientes, que incluem hospedagem, passagens e aluguel de carros”, completa.

Já de acordo com a Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), as agências de turismo online crescem entre 30% e 40% ao ano. Rossato informa que os negócios da sua empresa praticamente dobraram entre 2011 e 2012. “Procuramos, cada vez mais, oferecer uma maior diversidade de produtos e melhores serviços de acesso às informações, sempre com o objetivo de atender às demandas do cliente”, explica.

Receba nossas newsletters