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Aviação / Turismo em Dados

Ponte Aérea terá aumento de 36% no número de voos; veja análise

Após a Azul fazer uma proposta pelos ativos da Avianca, Gol e Latam se entraram na briga, gerando o fatiamento da Avianca em 7 UPIs. Na foto o presidente da Azul e da Gol, Jonh Rodgerson e Paulo Kakinoff, e o CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cardier.

Com três companhias, Ponte Aérea passa de 604 para 823 voos semanais. Na foto o presidente da Azul e da Gol, John Rodgerson e Paulo Kakinoff, e o CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cardier.

A entrada da Azul na Ponte Aérea Rio-São Paulo, anunciada no último dia 12, representará um incremento de mais de 36% no número de voos semanais na maior rota doméstica da América Latina. Até então, após a saída da Avianca Brasil, o trajeto entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont totalizava 604 frequências semanais (300 ida e 304 volta), sendo 492 de segunda a sexta-feira. Com a entrada da Azul passam a ser 823 voos, sendo 648 em dias da semana e 175 aos fins de semana.

A maior oferta de voos continua sendo da Latam com um total de 314, sendo 262 de segunda a sexta-feira, seguida pela Gol, com 290 (230 de 2ª a 6ª) e por fim a novata Azul, com 219 voos (156 de 2ª a 6ª). As opções de horário vão das 6h às 21h20, nos dois sentidos.

voos na ponte aérea

No entanto, em oferta de assentos a Gol fica a frente, com 53.940 assentos, pelo fato de operar com uma aeronave de maior capacidade. A Latam conta com 45.216 assentos semanais e a Azul com 25.842. No total, o incremento será de aumentará de 26%, passando dos atuais 99.156 para 124.998.

AERONAVES

Além de três diferentes empresas, a ponte aérea também contará com três diferentes aeronaves em operação. A maior delas é o Boeing 737-800, operado pela Gol, com capacidade para 186 passageiros. O equipamento conta com a configuração 3-3 e 42 assentos Gol + Conforto, com 10 cm a mais de espaço entre as poltronas. A velocidade de cruzeiro é de 966 km/h.

A Latam opera a rota com o Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros. A configuração também é a 3-3, com 12 assentos Espaço +, com 78,74 cm de espaço entre os assentos, contra 69,4 dos econômicos. A velocidade de cruzeiro da aeronave é de 850 km/h.

Já a Azul voará inicialmente com o Embraer E195, com capacidade para 118 passageiros e configuração de assentos 2-2. A ideia, no entanto, é operar a rota com o Airbus A320, que conta com 174 lugares, já a partir de outubro. São 22 poltronas com o Espaço Azul, que tem 86 cm de distância entre os assentos, contra 79 cm da econômica.

Configuração de aeronaves da Ponte Aérea

Configuração de aeronaves da Ponte Aérea

SERVIÇO

A Azul entra na ponte aérea com o tradicional serviço de TV ao vivo da companhia, em parceria com a Sky além de opções variadas de snacks (balas, cookies, biscoito de polvilho entre outros) e bebidas a vontade, assim como ocorre nas outras rotas. A Latam conta com Wi-Fi e com acesso à plataforma LATAM Play que reúne filmes, séries, notícias e conteúdos infantis

Já a Gol conta com filmes e séries disponíveis por meio do aplicativo Gogo Entertainment, TV ao vivo na plataforma Gol Online, além de Wi-Fi grátis para envio de mensagens de Whatsapp. No serviço de bordo também são oferecidos e snacks e bebidas gratuitas. Nos voos entre 6h e 10h e 17h às 23h os passageiros também contam gratuitamente com outras opções como bolos, lanches, e sanduíches. Outro destaque é o happy hour da Gol, que oferece cerveja e mini Burger às quintas e sextas das 17h às 23h e o café da manhã com pão de queijo, segundas e terças, das 6h às 10h.

Gol oferece mini burger no Happy hour

Gol oferece mini burger no Happy hour

CONCORRÊNCIA VAI ESPERAR

Apesar de a entrada da Azul significar um aumento de concorrência na ponte aérea, o real cenário só será percebido após o fim das obras no aeroporto Santos Dumont, que vão de 24 de agosto a 21 de setembro. No período somente a Azul poderá operar a rota no aeroporto, devido às restrições de modelos de aeronaves na pista auxiliar, única que ficara em funcionamento.

Além de menos espaço, a pista auxiliar também tem restrições de peso e tamanho de aeronaves, o que impede pousos e decolagens de equipamentos como o Airbus A319, utilizado pela Latam na Ponte Aérea, e o Boeing 787-800, utilizado pela Gol.

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