Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Proprietários de aeronaves podem fazer reserva de marcas pela internet

A partir de hoje (08/09); proprietários de aeronaves já podem usar a Internet para fazer a reserva de marcas. As marcas da aeronave – conjunto de letras que a identificam; conhecida também como matrícula ou prefixo – são escolhidas pelo proprietário na fase inicial de registro; antes de providenciar a documentação obrigatória para que ela possa voar. O serviço via Internet já está disponível no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); no endereço: http://www.anac.gov.br/ReservaMarca/frmVerificarDisponibilidade.asp.
 
A medida faz parte dos projetos de modernização e aprimoramento dos processos internos da Anac para facilitar o atendimento aos usuários. Entre os novos serviços online lançados recentemente estão o acompanhamento de vistorias agendadas para aeronaves novas ou usadas; desbloqueio de licenças e habilitações; agendamentos de exames e realização de provas teóricas para aeronautas; consultas a simuladores de voo disponíveis no país; entre outros.
 
Com a novidade; o proprietário poderá escolher as combinações disponíveis dentre aquelas adequadas ao modelo de aeronave a ser registrado; já que há variações entre aviões; ultraleves etc. Após a escolha; o sistema emite uma Certidão de Reserva de Marcas; cuja validade é condicionada ao recolhimento da Taxa de Reserva de Marcas; emitida automaticamente. Após o pagamento; o próprio usuário informará ao sistema online; viabilizando a emissão da certidão definitiva de Reserva de Marcas.
Receba nossas newsletters