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Aviação

Qantas cancela encomenda de A380s e derruba números da Airbus em janeiro

Foto: Divulgação Qantas

A decisão da companhia australiana é um duro golpe para a perpetuação do superjumbo como a maior aeronave comercial do planeta (Divulgação/Qantas)

A Qantas Airways decidiu cancelar a chegada de 8 Airbus A380s remanescentes de sua encomenda inicial efetuada em 2006. A decisão da companhia australiana é um duro golpe para a perpetuação do superjumbo como a maior aeronave comercial do planeta e acontece em meio a possibilidade da Emirates trocar A380s por A350s e das críticas feitas pelo CEO do IAG, Willie Walsh, com relação aos preços praticados pela fabricante francesa.

Em 2016, Airbus anunciou corte na produção do A380 em 2018

Houve ainda o cancelamento de cinco A220s que fazia parte da intenção de compra de um operador executivo, o que fez o mês de janeiro da Airbus não ter nenhuma ordem de encomenda, o que deixa a fabricante com um déficit de 13 aeronaves em sua ordem líquida mensal. Já o cancelamento de oito A380s faz o total de encomendas para o modelo chegar a 313, com 79 ainda no backlog (carteira de pedidos firmes), sendo que 53 são da Emirates.

AIRBUS A DÉCADAS DE RECUPERAR CUSTOS DE DESENVOLVIMENTO DO A380

Quando o co-proprietário da antiga EADS, Jean-Luc Lagardere, reuniu uma multidão em Tolouse, na França, no dia 19 de dezembro de 2000, para anunciar o lançamento da maior aeronave comercial do mundo, imaginava que recuperar os custos milionários de desenvolvimento do A380 seria fácil. “Existe um mercado suficiente para a aeronave que transformará o mercado comercial de aviação”, disse ele, ao lembrar o que ocorreu com o B747.

Conheça o desafio da Airbus para manter o superjumbo no mercado comercial de aviação

Exatos 16 anos depois, em 2016, o CEO da Airbus, Fabrice Bregier, teve uma tarefa bastante desagradável de alterar estas declarações. Isto porque, na época, o A380 ainda estava a décadas de recuperar seus custos de desenvolvimento e produção, e o mercado não era  tão grande quanto os fundadores da EADS achavam que seria.

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