Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Qatar Airways perde a paciência com Airbus e cancela encomenda de três A320neos

HE Akbar Al Baker, Group CEO of Qatar Airways, speaks during the first delivery of the Airbus A350XWB at Airbus headquarters in Toulouse , France on December 22, 2014.

Akbar Al Baker

Se tem um assunto que vem tirando o sono do CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, já há algum tempo, é o processo de desenvolvimento e entrega das novas aeronaves A320neo produzidas pela francesa Airbus. Os problemas nos motores PW1100G by Pratt & Whitney, revelados em janeiro, ainda não foram totalmente resolvidos, o que fez o executivo perder totalmente a paciência e se afastar ainda mais do modelo na última semana.

A companhia, que se tornaria a pioneira na utilização da aeronave, “cumpriu o combinado” e optou por cancelar mais uma ordem de encomenda que englobaria duas unidades do modelo, o que faz o número total de cancelamentos subir para três jatos. Em entrevista coletiva, Al Baker afirmou que os problemas que continuam afetando os procedimentos considerados padrão da aeronave permanecem inalterados. Um time de representantes da Airbus esteve em Doha na última semana para tentar contornar a situação, mas não obteve êxito.

Latam recebe novo A320neo

Companhias como a Latam não viram problema ao receber o 1° A320neo das Américas

Para o CEO, esta ausência da frota tem um grande impacto para a Qatar Airways, tanto é que já conversa com a CFM International a fim de trocar os motores LEAP-1A que compõem o A320neo, além de já considerar o leasing de certas aeronaves para preencher este gap na frota de aeronaves single-aisle narrowbody. De acordo com a fabricante francesa, os responsáveis técnicos já estão trabalhando para resolver o problema.

Segundo fontes do setor, o motor do A320neo ainda sofre com algumas restrições devido ao hardware e ao software, que após o acionamento necessita manter a marcha lenta por três minutos. O problema impede que a aeronave inicie os procedimentos de taxi, algo considerado extremamente sério em aeroportos movimentados, podendo comprometer inclusive a utilização de slots.

A Qatar Airways originalmente encomendou 50 unidades do modelo, incluindo 34 A320neos e 16 A321neos, mas agora só tem 47 aeronaves para receber. Antes mesmo deste cancelamento, a companhia já tinha recusado o recebimento da primeira unidade no começo do ano como forma de protesto por conta dos atrasos na entrega. Tanto é que o próprio CEO Al Baker decidiu procurar a Boeing para conversar sobre os modelos 737NGs.

A320neo_Pegasus_CFM_engines_1

Pegasus foi a primeira companhia a receber o A320neo com motores CFM

Por outro lado, diversas companhias aéreas internacionais já estão recebendo o A320neo, como o próprio Grupo Latam, que comemorou a chegada no último dia 30 agosto, e a Lufthansa, que se tornou pioneira nas operações do modelo em janeiro deste ano. No último dia 21 de julho, outro marco para a Airbus. Na ocasião, a turca Pegasus Airlines se tornava a primeira companhia no mundo a receber um A320neo com motores LEAP-1A by CFM.

Receba nossas newsletters