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Aviação

Qatar não utilizará 100% da frota de B737s e reabre brecha para o A320neo; entenda

Le Bourget, FRANCE: Qatar Airways Chief Executive Officer Akbar Al-Baker listens questions after signing a contract during the 47th Paris International air show at Le Bourget airport 18 June 2007. Qatar Airways announced an order for three Airbus A380 superjumbo airliners and confirmed an order for 80 mid-sized A350 aircraft on the first day of the Paris Air Show on Monday. AFP PHOTO ERIC PIERMONT (Photo credit should read ERIC PIERMONT/AFP/Getty Images)

Akbar Al Baker

Parece que nem todos os 60 B737 MAX 8s que podem ser encomendados pela Qatar Airways de fato ficarão sob suas asas. A carta de intenção assinada no último dia 07 de outubro, que chega aos incríveis US$ 6,9 bilhões, parecia já mostrar qual decisão seria tomada pelo CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, com relação ao futuro de sua frota de aeronaves single-aisle, ao optar por equipamentos Boeing ao invés dos A320neos da francesa Airbus.

Mas não é bem assim, não. De acordo com o próprio Al Baker, um número ainda não especificado de B737s será destinado às companhias parceiras, como a própria Meridiana Fly, italiana na qual a Qatar Airways domina 49% das ações. Com isso, não está certa a predominância de aeronaves Boeing na frota single-aisle da Qatar Airways nos próximos anos, uma mescla em que o A320neo pode de novo surpreender e “tomar as rédeas”.

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B737s podem não ser totalmente utilizados pela Qatar

Como assim? Até então, a francesa Airbus estava de olhos bem abertos para saber qual seria a opção escolhida pelo CEO para modernizar sua frota de operações domésticas, mas agora parece ver a situação com um pouco mais de esperança. Se nem todos os 60 B737s que podem ser encomendados, serão utilizados pela Qatar Airways, como a frota será complementada? Dezenas de A320neos já estão encomendados, enquanto outras 60 unidades do maior concorrente já estão presentes na carta de intenção. E a decisao está nas mãos de Al Baker.

Seria possível o CEO encomendar e utilizar os B737 MAXs, mesmo com encomendas já realizadas junto à Airbus para o A320neo? E essa pergunta ainda não tem resposta. No entanto, parece que Al Baker continua insatisfeito com o programa de desenvolvimento do A320neo, alvo de polêmicas, problemas e cancelamentos.

“Quando você coloca um band-aid em uma ferida muito grande, me parece que não irá fazer o efeito necessário. Logo, eu preciso estar convencido sobre os problemas resolvidos do A320neo. Eu quero que outros que operam o modelo me convençam que está tudo OK. E isso pode levar de um a dois anos, no mínimo”, frisou Akbar Al Baker

 

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