Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Qatar Airways assina Carta de Intenção para adquirir 60 B737 MAX 8s e preocupa Airbus

HE Akbar Al Baker, Group CEO of Qatar Airways, speaks during the first delivery of the Airbus A350XWB at Airbus headquarters in Toulouse , France on December 22, 2014.

Decisão sofre frota de aeronaves single-aisle está na mão do CEO Akbar Al Baker

Não satisfeita com a encomenda bilionária que envolverá 40 aeronaves, a Qatar Airways agora pretende agitar ainda mais o mercado. A francesa Airbus que abra o olho, porque a companhia liderada pelo CEO Akbar Al Baker assinou uma Carta de Intenção para a compra de 60 unidades do B737 MAX 8s, concorrente direto do A320neo neste mercado de aeronaves single-aisle narrowbody, que junta estão avaliadas em US$ 6,9 bilhões.

Enquanto Boeing e Qatar Airways comemoram o ótimo momento da parceria, que começou lá em 2006, a Airbus, por sua vez, está extremamente preocupada caso esta Carta de Intenção se transforme em uma ordem firme de encomenda, o que colocaria o futuro de suas encomendas em xeque. Parece que o CEO Akbar Al Baker acaba de iniciar um jogo de ameaças e decisões, o que pode influenciar diretamente no futuro da frota single-aisle da Qatar.

O A320neo é definitivamente uma pedra no sapato da companhia árabe. Mais eficiente e com um maior alcance, a aeronave foi a escolhida para compor a renovação de frota da Qatar, mas problemas nos motores fizeram com que Akbar Al Baker, além de desistir em ser pioneiro nas operações, cancelar três encomendas do modelo.

qatar_order5_960x600

Boeing e Airbus estão alinhadas para com o desenvolvimento da frota

Segundo fontes do setor, o motor do A320neo ainda sofre com algumas restrições devido ao hardware e ao software, que após o acionamento necessita manter a marcha lenta por três minutos. O problema impede que a aeronave inicie os procedimentos de taxi, algo considerado extremamente sério em aeroportos movimentados, podendo comprometer inclusive a utilização de slots.

A Qatar Airways originalmente encomendou 50 unidades do modelo, incluindo 34 A320neos e 16 A321neos, mas agora só tem 47 aeronaves para receber. Antes mesmo deste cancelamento, a companhia já tinha recusado o recebimento da primeira unidade no começo do ano como forma de protesto por conta dos atrasos na entrega. Tanto é que o próprio CEO Al Baker decidiu procurar a Boeing para conversar sobre os modelos 737NGs.

Receba nossas newsletters