Não satisfeita com a encomenda bilionária que envolverá 40 aeronaves, a Qatar Airways agora pretende agitar ainda mais o mercado. A francesa Airbus que abra o olho, porque a companhia liderada pelo CEO Akbar Al Baker assinou uma Carta de Intenção para a compra de 60 unidades do B737 MAX 8s, concorrente direto do A320neo neste mercado de aeronaves single-aisle narrowbody, que junta estão avaliadas em US$ 6,9 bilhões.
Enquanto Boeing e Qatar Airways comemoram o ótimo momento da parceria, que começou lá em 2006, a Airbus, por sua vez, está extremamente preocupada caso esta Carta de Intenção se transforme em uma ordem firme de encomenda, o que colocaria o futuro de suas encomendas em xeque. Parece que o CEO Akbar Al Baker acaba de iniciar um jogo de ameaças e decisões, o que pode influenciar diretamente no futuro da frota single-aisle da Qatar.
O A320neo é definitivamente uma pedra no sapato da companhia árabe. Mais eficiente e com um maior alcance, a aeronave foi a escolhida para compor a renovação de frota da Qatar, mas problemas nos motores fizeram com que Akbar Al Baker, além de desistir em ser pioneiro nas operações, cancelar três encomendas do modelo.
Segundo fontes do setor, o motor do A320neo ainda sofre com algumas restrições devido ao hardware e ao software, que após o acionamento necessita manter a marcha lenta por três minutos. O problema impede que a aeronave inicie os procedimentos de taxi, algo considerado extremamente sério em aeroportos movimentados, podendo comprometer inclusive a utilização de slots.
A Qatar Airways originalmente encomendou 50 unidades do modelo, incluindo 34 A320neos e 16 A321neos, mas agora só tem 47 aeronaves para receber. Antes mesmo deste cancelamento, a companhia já tinha recusado o recebimento da primeira unidade no começo do ano como forma de protesto por conta dos atrasos na entrega. Tanto é que o próprio CEO Al Baker decidiu procurar a Boeing para conversar sobre os modelos 737NGs.