Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Reino Unido e Heathrow estudam substituição de quarentena obrigatória por testes

Heathrow Airport, Terminal 2A, first day of operations, arrivals concourse, 04 June 2014.

Intenção é reduzir o até eliminar quarentena obrigatório

O governo do Reino Unido está trabalhando em parceria com o Aeroporto de Heathrow, em Londres, no desenvolvimento de um plano para testar passageiros para Covid-19 na chegada ao país. O objetivo é reduzir, ou até mesmo eliminar a quarentena obrigatória de 14 dias estabelecida pelo governo e evitar prejuízos às companhias aéreas e ao setor de Turismo.

A administração do Heathrow afirmou nesta quarta-feira (19) que uma área de testes já está pronta para ser aberta se o Reino Unido aprovar uma mudança de regra e permitir dois testes, um na chegada e um poucos dias depois, para reduzir o tempo de quarentena das atuais duas semanas.

Segundo as regras atuais, os viajantes de diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Espanha, França devem se isolar por 14 dias quando chegarem, o que impede a reserva de voos e coloca pressão financeira nas companhias aéreas.

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, disse que o governo ainda está trabalhando com Heathrow no plano, mas que ainda havia desafios para garantir que todos os infectados com Covid-19 fossem identificados. “Estou muito feliz que eles estejam progredindo, mas temos que garantir que isso seja seguro porque obviamente essa é a prioridade máxima”, disse Hancock à rádio LBC.

British Airways, EasyJet e Ryanair tentam há meses substituir a quarentena por testes na tentativa de evitar ainda mais perdas. A intenção é seguir o modelo da Alemanha, que adotou testes na chegada para quem tem como origem países com altos níveis de contaminação.

“Acreditamos que um protocolo de teste do Reino Unido baseado no modelo alemão estimularia uma demanda significativa ao mesmo tempo em que protegeria a saúde pública” afirmaram os CEOs de companhias aéreas em carta enviada ao Ministério dos Transportes do Reino Unido, na última segunda-feira (17).

Receba nossas newsletters