Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

US Airways encerra oficialmente suas operações nos Estados Unidos

Um dos poucos registros feitos do A321 da US Airways escalado para o voo final

Um dos poucos registros feitos do A321 da US Airways escalado para o voo final


Estão definitivamente encerradas as operações da US Airways nos Estados Unidos e no mundo! Como já anunciado pelo M&E, os dias 16 e 17 de outubro ficaram marcados na história da companhia norte-americana por terem sido os últimos dias de operações, ela que agora faz parte do Grupo American Airlines. O voo final de número 1939 deixou San Francisco, na Califórnia, às 21h55, e aterrissou na Philadelphia na manhã seguinte, já no dia 17 de outubro, às 6h55.

E as operações extra-oficiais ainda continuaram por todo o fim de semana. Após desembarcar os passageiros na Philadelphia, o A321 da US Airways partiu para seu voo final por diversos destinos que marcaram a história da US Airways nestes quase 75 anos de história, entre eles Charlotte, Phoenix e o voo de retorno a San Francisco. Por outro lado, vestígios da US Airways ainda sobrevirerão por um tempo, pelo menos, até todas as aeronaves receberem as cores e logos da American, processo que deve demorar até o fim de 2017.

O primeiro voo operado pela companhia já com o nome US Airways aconteceu em 1997, logo após deixar de lado os nomes USAir, Allegheny e All-American Aviation, o último que iniciou oficialmente as operações em 1939 a partir da cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia. Nos últimos 10 anos, fusões eliminaram grandes companhias como a Northwest, Continental e AirTran. Antes, Pan Am, TWA e outras companhias já tinham dado seu último “adeus”.  

Em meio aos passageiros que foram prestigiados pelo voo final da US Airways, estava Edwin Colodny, executivo que já tinha sido CEO da USAir entre os anos de 1975 e 1991. “É nostálgico! Estar envolvido com a criação do nome USAir na década de 1970 e ainda estar tão ligado com a companhia por esses 40 anos é muito especial para mim. Eu acredito que seria especial viajar no último voo da companhia, quem sabe, estampado o primeiro nome do grupo”, disse Colodny.

Receba nossas newsletters