Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Virgin Atlantic entra em recuperação judicial nos EUA

Novo aplicativo permite que tripulação se acostume com nova aeronave mesmo à distância

Caso o acordo de resgate não seja aprovado, a companhia venderá seus slots em Londres/Heathrow e encerrará suas atividades

A Virgin Atlantic entrou com um pedido de proteção contra falência, nos termos do Capítulo 15 (Chapter 15) dos Estados Unidos, no Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York. O capítulo 15 é diferente do capítulo 11, pois é usado predominantemente por empresas estrangeiras com presença nos EUA, que procuram se proteger contra os credores do próprio país durante a reestruturação em seu país de origem, no caso o Reino Unido.

O anúncio do pedido de recuperação judicial acontece logo após a própria Virgin Atlantic dizer que ficaria sem finanças no próximo mês, a menos que um acordo de resgate de 1,6 bilhão de dólares fosse aprovado. Os credores devem votar o pacote somente no dia 25 de agosto, o que mesmo assim não evitou o pedido nos termos do Chapter 15. A companhia aérea, no entanto, não pediu falência em seu país de origem, no caso o Reino Unido.

A Virgin Atlantic informou que três em cada quatro grupos de credores já expressaram sua intenção de apoiar o acordo de resgate. No entanto, caso o acordo não seja aprovado, o caixa disponível cairá para apenas US$ 64 milhões até o final de setembro, o que obrigará a companhia a vender seus slots em Londres/Heathrow e efetivamente encerrar suas atividades.

“Com o apoio já garantido pela maioria das partes interessadas, espera-se que o plano de reestruturação e a recapitalização entrem em vigor em setembro”, disse o porta-voz da companhia aérea à Bloomberg.

Companhia iria operar no Brasil

A Virgin Atlantic desistiu de operar no Brasil, antes mesmo de ter começado, em abril. Na época, a  companhia informou oficialmente que não lançaria mais o voo entre São Paulo/GRU e Londres/Heathrow, marcado para o mês de outubro. Até então, o voo começaria em março e tinha sido adiado justamente em função da pandemia.

Receba nossas newsletters