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Cruzeiros

​Temporada 2015-2016: mini cruzeiros, dólar congelado e promoções

Armadoras apostam em promoções, dólar congelado e roteiros de menor duração

Armadoras apostam em promoções, dólar congelado e roteiros de menor duração


Em tempo de crise econômica e alta do dólar, os mini cruzeiros são uma opção para não perder uma venda. Mais da metade dos 210 roteiros da temporada 2015-2016 no Brasil tem duração de três a cinco noites. As viagens curtas respondem por 54% das saídas, o que representa um crescimento de aproximadamente 7% em relação ao ano anterior.

“É mais fácil, mais barato”, explica o presidente da Associação Brasileira de Cuzeiros Marítimos (Clia Abremar), Marco Ferraz. Ferraz lembra ainda que esse tipo de roteiro funciona como um contato inicial de viajantes com navios. Segundo ele, no Brasil, 62% dos cruzeiristas são de primeira viagem.

Junto com os roteiros de curta duração, viagens para países da América do Sul e saídas temáticas também são a aposta para a próxima temporada. Neste cenário, as armadoras acreditam na arrancada do segundo semestre, quando muitos viajantes planejam as férias, e em promoções para atrair os passageiros.

A Costa Cruzeiros terá ao todo, quatro saídas ─ 13º Dançando a Bordo, 14º Bem-Estar, 2º Senior e 22º Fitness  ─  durante os meses de janeiro e fevereiro do ano que vem.  Os cruzeiros serão realizados a bordo do Costa Pacifica, navio com mais de 100 mil toneladas.

“Nos temáticos temos a presença de um público fiel e observamos um alto grau de satisfação entre os nossos hóspedes. Por isso, desenhamos programações que priorizam e interessam a esses diversos grupos de afinidade que recebemos a bordo”, afirma Marcia Galvão, gerente de Vendas e Marketing da Costa Cruzeiros no Brasil. “As reservas em nossos quatro temáticos já estão em ritmo acelerado. Além de programações a bordo intensas, estamos com descontos que variam de R$ 100 a R$ 1.000 para os hóspedes que comprarem com antecedência”, complementou.

Dólar congelado – Nas casas de câmbio o dólar já ultrapassou a casa dos R$ 4, mas para os clientes da MSC Cruzeiros, a cotação ainda está em R$ 2,99. Esta é a aposta da companhia para a temporada 2015-2016 da armadora no Brasil. De acordo com o diretor Comercial da empresa, Adrian Ursilli, a promoção não tem data para terminar.

“Não alteramos a nossa meta devido ao atual momento da economia. Teremos 100% de ocupação na temporada”, disse Ursilli. “É importante lembrar que esta condição também é valida para os nossos roteiros internacionais”, complementou. Para o executivo, esta é a melhor maneira para que o passageiro tenha o controle dos seus gastos durante a viagem, uma vez que a promoção também é valida para a reserva de excursões e pacotes de bebidas. “Esta é uma das promoções mais competitivas do mercado”, garantiu.

Facilidade de pagamento – A Pullmantur está com uma série de iniciativas interessantes aos passageiros. Para essa temporada, foi implementado o parcelamento em até 12 vezes para qualquer itinerário. Além disso, há a possibilidade de facilitar o pagamento das compras a bordo em até cinco vezes e em Real. A grande vantagem do parcelamento das compras e consumo é a possibilidade de utilizar o cartão de crédito nacional sem a cobrança de IOF.

Os clientes da Pullmantur que realizarem sua reserva para o Caribe até o dia 31 de outubro poderão levar até duas crianças com menos de 12 anos, na mesma cabine, pagando somente as taxas. A promoção inclui ainda o pacote Tudo Incluído Plus para adultos e o Tudo Incluído Guppy, sem bebidas alcoólicas, para as crianças. A iniciativa é válida para o roteiro Antilhas e Caribe Sul, a bordo do navio Monarch da Pullmantur, com embarques em Colón (Panamá) e Cartagena das Indias (Colômbia), de dezembro de 2015 a março de 2016.

Promoções e roteiros no exterior – A Royal Caribbean também anunciou algumas promoções especiais válidas para reservas durante todo o mês de outubro. Tanto para cruzeiros nacionais, quanto internacionais a companhia oferece 3⁰e 4⁰ hóspedes grátis, créditos para gastar a bordo que variam de U$ 50 a U$600 e parcelamento em 12 vezes sem juros. Os que desejarem viajar a bordo do estreante Rhapsody of the Seas pela América do Sul poderão aproveitar ainda o dólar congelado a R$ 2,69. Já os que preferirem os roteiros internacionais ganham 30% de desconto nas tarifas. “As dificuldades estão em todos negócios. Temos que buscar soluções”, diz o vice-presidente da armadora para América latina, Ricardo Amaral.

No próximo mês de dezembro a Royal Caribbean International contará com atividades temáticas e decoração inspiradas nas festas de final de ano a bordo de todos os seus navios que navegam no Caribe. Além da tradicional árvore de Natal, os hóspedes poderão tirar fotos com os personagens da DreamWorks vestidos a caráter e desfrutar de opções de entretenimento para todas as idades com uma programação diversificada, criada especialmente para a celebração dessas datas tão especiais para férias em família.

Novos serviços e atividades estarão disponíveis para àqueles que escolherem passar suas festas a bordo de um navio da Royal Caribbean no Caribe. A programação inclui, sessões de cinema com filmes temáticos, coral de tripulantes com canções natalinas, aulas de artesanato e de decoração de biscoitos, atividades especiais no programa infantil Adventure Ocean e um copo comemorativo da Coca-Cola de souvenir na compra do pacote de bebidas. Os navios com rinque de patinação no gelo ainda receberão um espetáculo natalino inédito.

Já nos navios que contam a experiência DreamWorks, os hóspedes terão a oportunidade de tirar fotos com Po de “Kung Fu Panda”; Shrek, Fiona e Gato de Botas de “Shrek”; e Alex o Leão, Gloria o hipopótamo e Rei Julien de “Madagascar”, todos com fantasias especiais para a data. Além disso, as famílias também poderão participar de um café da manhã temático com esse elenco especial, no qual as crianças de todas as idades são convidadas a interagir com os personagens.

Câmbio fixo nos destinos mais desejados dos brasileiros – A NCL também está operando com dólar fixo a menos de R$ 3 para navios da Norwegian. Segundo André Mercanti o dólar congelado foi a principal ação da empresa para não prejudicar o crescimento que gira em torno de 30%, comparado ao ano passado. “Nós propomos uma ação bem agressiva para o mercado com relação ao dólar para não perder clientes. Hoje, operamos todos os navios da Norwegian com dólar congelado a 2,65. No sistema as tarifas estão em Reais, mas quando o cliente faz as contas, percebe que vai pagar bem menos”, disse ele.

André falou ainda dos roteiros preferidos pelos brasileiros e da expectativa sobre o roteiro sulamericano. “A gente vende bastante Europa, Caribe, alguma coisa de Havaí e Alasca e a nossa aposta que agora é que com os novos roteiros de América do Sul, a Norwegian se torne uma marca conhecida no Brasil”, concluiu.

A diretora geral da NCL Brasil, Estela Farina, afirmou que apesar do momento, a companhia acredita no mercado brasileiro. “Nosso mercado vai continuar viajando. Os brasileiros que já incluíram as viagens no seu pacote de consumo, podem fazer adequações, mas não deixarão de viajar. E cruzeiro é algo que caiu no gosto do brasileiro principalmente pelo custo benefício”, destaca a diretora.

Por dento da temporada
Veja quais navios estarão no país na próxima temporada

A temporada de Cruzeiros Marítimos 2015/2016, com início previsto para o dia 5 de novembro, terá, até 1º de maio do ano que vem, a presença de 10 navios no litoral do país. A expectativa da CLIA Abremar Brasil (
Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) é de que 597.011 cruzeiristas aproveitem 211 roteiros de viagens.

Royal Caribbean
Rhapsody of the Seas

Pullmantur
Empress
Sovereign

MSC
Splendida
Lirica
Armonia
Magnifica
Poesia

Costa
Pacifica
Fascinosa

Clia Abremar: “Cruzeiros estão entre as que melhor remuneram as agências de viagens”

O presidente da Clia Abremar Brasil, Marco Ferraz, afirma que a participação do agente é fundamental para o setor e, no mundo, 70% das viagens de navios foram comercializadas por estes profissionais. Somente no Brasil, as armadoras de navios pagaram R$ 90 milhões em comissões na última temporada. Ou seja, vale a pena que operadoras e agências de viagens invistam em treinamentos nesse nicho para seu colaborador. A venda de Cruzeiros – tanto no Brasil quanto em outros países – pode significar novos nichos de mercado.

Ainda segundo o executivo, os navios constituem novas fontes de receitas e as Operadoras de Cruzeiros estão entre as que melhor remuneram as agências de viagens. “Os turistas de Cruzeiros Marítimos podem ampliar as vendas de passagens, transporte até o porto, diária em hotéis durante o deslocamento, seguros e outros tantos serviços turísticos”, destaca.

“Mundialmente, o setor não para de crescer e os agentes de viagem devem focar nos novos viajantes. Com isso, ampliarão ainda mais o leque de vendas”. Dados revelam que 82% dos cruzeiristas querem voltar aos destinos para uma experiência através dos cruzeiros, o que incrementa sobremaneira as economias dos destinos visitados.

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