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Cruzeiros / Turismo em Dados

Clia: indústria de cruzeiros investe US$ 22 bilhões em tecnologias sustentáveis

Cruzeiros

O cuidado com a proteção do meio ambiente entrou de vez na pauta prioritária do setor

O Relatório de Práticas e Tecnologias Ambientais de 2019, que acaba de ser lançado pela Clia (Cruise Lines International Association), revelou que o setor investiu mais de US$ 22 bilhões em navios com novas tecnologias energeticamente eficientes e combustíveis mais limpos.

“Nossa indústria lidera a gestão ambiental. Todo o setor de transporte marítimo se beneficia da adoção antecipada de tecnologias inovadoras pelas linhas de cruzeiro – muitos dos quais não existiam cinco a 10 anos atrás”, disse Michael Thamm, presidente da Clia Europa e CEO da Costa Group e Carnival Asia.

Ano após ano, a indústria de cruzeiros tem progredido na implementação de tecnologias e práticas sustentáveis. Enquanto os navios de cruzeiros representam muito menos de 1% da comunidade marítima global, as armadoras estão na vanguarda no desenvolvimento de práticas turísticas responsáveis ​​e tecnologias inovadoras.

Segundo Adam Goldstein, presidente da Clia Global e vice-presidente da Royal Caribbean Cruises Ltd, mesmo com os avanços ainda há muito o que ser feito. “Embora sejamos encorajados e orgulhosos pelo progresso que fizemos, sabemos que ainda há trabalho a ser feito. A indústria de cruzeiros é pioneira na proteção ambiental marítima e assumiu o compromisso de toda a frota reduzir a taxa de emissões de carbono em 40% até 2030”.

Confira os destaques do relatório

  • Gás Natural Liquefeito – o relatório de 2019 descobriu que 44% da nova capacidade de construção dependerá de Gás Natural Liquefeito para propulsão primária, um aumento de 60% na capacidade geral em comparação com o ano passado.
  • Sistema de limpeza de gases de escape- mais de 68% da capacidade global utiliza o Sistema de limpeza de gases de escape (EGCS – sigla em inglês) para atender os requisitos de emissões atmosféricas, representando um aumento na capacidade de 17% em comparação com o ano passado. Além disso, 75% das novas construções não GNL terão o EGCS instalado, um aumento na capacidade de 8% em relação ao ano passado.
  • Sistemas avançados de tratamento de águas residuais – 100% dos navios novos sob encomenda são especificados para ter sistemas avançados de tratamento de águas residuais (um aumento de 26% em relação a 2018). E, atualmente, 68% da capacidade global da frota Clia é atendida por sistemas avançados de tratamento de águas (um aumento de 13% em relação a 2018).
  • Uso de energia dos Portos – no porto, os navios de cruzeiro estão cada vez mais equipados com a tecnologia para permitir o fornecimento de eletricidade local, assim, sem a necessidadde de manter os motores ligados, e há muitas colaborações com portos e governos para aumentar a disponibilidade.
  • 88% da nova capacidade de construção pode ser equipada com sistemas de que permitem conectar com a eletricidade dos portos ou será configurada para adicionar esta facilidade no futuro; 30% da capacidade global (um aumento de 10% desde 2018) estão equipados para operar com eletricidade em terra local nos 16 portos do mundo; o número de navios na frota da Clia ultrapassa o número de portos com capacidade de prover energia. No entanto, existem muitas parcerias com portos e governos para aumentar a disponibilidade.
  • Idade da frota – os navios da Clia estão ficando mais jovens: a idade média é de 14,1 anos, em comparação com 14,6 no ano anterior.
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