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Cruzeiros

Costa quer lançar nova geração navios com zero emissão de carbono até 2050

Cruise & Golf combina experiência de golfe com a diversão a bordo do navio Costa Smeralda (Foto: divulgação)

Cruise & Golf combina experiência de golfe com a diversão a bordo do navio Costa Smeralda (Divulgação)

A Costa Cruzeiros apresentou a 16ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2021, anunciando a nova estratégia de sustentabilidade da armadora, focada em 4 áreas temáticas, 9 tópicos e 21 objetivos. Nele, a companhia destaca também suas conquistas em termos de sustentabilidade e define objetivos e futuros compromissos para o crescimento sustentável   indústria de cruzeiros.

O relatório completo, certificado pela PriceWaterhouseCoopers (PwC) e elaborado de acordo com as novas diretrizes GRI estabelecidas pela Global Reporting Initiative, está disponível no link. Em linha com a Agenda 2030 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, e após uma cuidadosa análise dos compromissos ESG (Governança ambiental, social e corporativa), foram identificadas 4 prioridades principais, expressando a visão de futuro da empresa:

  1. Avançar para a neutralidade climática;
  2. Regenerar recursos;
  3. Capacitar pessoas;
  4. Construir um ecossistema transformador.

“Esta é a décima sexta edição do nosso relatório de sustentabilidade, um número que atesta nosso compromisso consolidado e pioneiro com a sustentabilidade. O ano de 2021 foi marcado por uma profunda evolução da Costa. Trabalhamos para oferecer uma nova forma de viajar e um proposta de valor do produto, que encontra na sustentabilidade um ativo diferenciador”, afirmou Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros.

“Nosso trabalho continuará nos próximos anos com uma estratégia que foca no poder transformador das viagens, “The Good Power of Travel”, como indica o título do novo relatório. Este é um modelo de negócio capaz de gerar valor social, ambiental e econômico, além de continuarmos superando consistentemente as expectativas dos hóspedes”, completou Mario.

Considerando a primeira área a neutralidade climática, a ambição da Costa Cruzeiros é introduzir uma nova geração de navios que possam operar com zero emissão de carbono até 2050. A empresa também está trabalhando para melhorar ainda mais a eficiência energética de sua frota existente e apoiar a inovação na infraestrutura portuária. Parte deste compromisso inclui:

  • A estreia dos primeiros navios movidos a gás natural liquefeito (Costa Toscana e Costa Smeralda);
  • A instalação dos mais avançados sistemas de corte de emissões em mais de 90% dos navios;
  • A adequação de um terço da frota – com mais cinco navios em desenvolvimento – com equipamentos específicos para o chamado “shore power”, ou seja, o abastecimento em terra via energia costeira durante as paradas nos portos.

Em relação à regeneração de recursos e à preservação dos ecossistemas marinhos, a coleta seletiva e a reciclagem de 100% de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio já são realizadas em todos os navios. Além disso, 90% das necessidades diárias de água são atendidas por meio da dessalinização da água do mar. Nos navios mais modernos da frota, este número chega a 100%.

Já na terceira área estratégica, focada na capacitação das pessoas, a Costa investe tanto nos hóspedes quanto nos colaboradores da companhia. O objetivo é conscientizar os hóspedes para que sejam viajantes cada vez mais responsáveis nas suas escolhas, enquanto para os colaboradores o objetivo é promover um ambiente de trabalho justo e inclusivo e, assim, potencializar suas competências.

Nesse sentido, as horas de trabalho inteligentes em 2021 totalizaram mais de 774.000 e as horas de treinamento, quase 120.000, considerando uma comunidade de funcionários de 70 países em 5 continentes.

A última área estratégica para a construção de um ecossistema transformador diz respeito ao valor gerado nos territórios e comunidades que acolhem os navios da Costa. Somente em 2021, com navios operando apenas no Mediterrâneo por um período reduzido do ano, os navios da Costa visitaram 31 portos, com 17 itinerários diferentes, movimentando um ecossistema que inclui cerca de 16.000 fornecedores.

A Costa ainda apoia e cria projetos de alto impacto na Fundação Costa Crociere, uma organização independente sem fins lucrativos cujo trabalho é complementar e sinérgico com as atividades de sustentabilidade da Costa. Desde a sua criação em 2014, a Costa Crociere Foundation já realizou um total de 31 projetos ambientais e sociais, beneficiando mais de 125 mil pessoas de mais de 130 nacionalidades diferentes. A Fundação Costa Crociere também publicou recentemente seu relatório anual, disponível no site.

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