Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Feiras e Eventos / Política

Fórum Clia Brasil 2022 debaterá tendências e desafios dos cruzeiros; veja programação

3 Fórum CLIA Brasil 2019

O evento, que reúne autoridades e grandes executivos do mercado de cruzeiros, vai debater e refletir sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento do setor no país (Divulgação)

A Associação Brasileira dos Navios de Cruzeiro (Clia Brasil) divulgou a programação completa do 4º Fórum Clia Brasil 2022, que acontece em 14 de setembro, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília. O evento, que reúne autoridades e grandes executivos do mercado de cruzeiros, vai debater e refletir sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento do setor no país.

Com a presença do ministro do Turismo, Carlos Brito e do presidente da Embratur, Silvio Nascimento, a cerimônia começará com a exibição de vídeos com updates globais de Pierfrancesco Vago, chairman da Clia Global, e Kelly Craighead, CEO da Clia Global. Já Adrian Ursilli, presidente do Conselho da Clia Brasil e Country Manager Brazil da MSC Cruzeiros, dará as boas-vindas e fará um overview do segmento.

Logo depois, haverá uma apresentação especial sobre sustentabilidade e de dados inéditos do Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2021/2022, realizado pela Clia Brasil, em parceria com a FGV, que será feita pelo presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

PAINEL 1: TENDÊNCIAS E CENÁRIOS DA INDÚSTRIA NO BRASIL E NO MUNDO

As tendências e os cenários da Indústria de Cruzeiros no Brasil e no mundo serão tema do primeiro painel que contará com Adrian Ursilli (MSC Cruzeiros), Dario Rustico (presidente executivo para América do Sul e Central da Costa Cruzeiros), André Pousada (VP Regional Government Relations – Latin America da Royal Caribbean Cruzeiros).

PAINEL 2: DESAFIO DAS OPERAÇÕES NO BRASIL

O segundo painel tratará da regulação e os desafios das operações no Brasil, com Eduardo Nery Machado Filho (diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq), Caio Bortone Ramos Ribeiro (delegado da Polícia Federal), Monica Cristina Antunes Figueiredo Duarte (assessora da Gerência de Gestão da Qualidade e Risco Sanitário da Gerência Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras – Anvisa) e Ministério do Turismo.

PAINEL 3: PORTOS E INFRAESTRUTURA

Mario Povia (Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários), Fernando Biral (CEO da Santos Port Authority – SPA), Ana Paula Leal Aguiar Calhau (Diretora empresarial e de relação com o mercado da Codeba) e Paulo Castro e Silva (diretor de Negócios e Sustentabilidade da CDRJ) estarão no painel “Portos e Infraestrutura: como o Brasil se prepara para receber os navios no futuro”, com mediação de Adrian Ursilli (MSC).

PAINEL 4: INVESTIMENTOS E COMPETITIVIDADE

Os Terminais de Passageiros do Brasil, representados por seus diretores e executivos, irão compor um painel dedicado a falar de investimentos e competitividade. No palco estarão Sueli Martinez (diretora de Operações do Concais – Santos), Gilberto Menezes (Diretor de Operações do Contermas – Salvador) e Marcello Chagas (gerente de Operações e Supervisor de Segurança Portuária do Pier Mauá – Rio de Janeiro), com mediação de Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil.

PAINEL 5: DESTINOS, ATRAÇÕES E RECEPTIVIDADE

Com a presença de Secretários de Turismo de diversas cidades que são destaque na temporada brasileira, o tema “Destinos, Atrações e Receptividade” entrará em pauta, com debate de Selley Storino (Santos-SP), Maurício Bacelar (Salvador-BA), Evandro Neiva (Itajaí-SC), Dr. Maycon Siqueira (Búzios-RJ) e Luciane Leite (Ilhabela-SP),.

PAINEL 6: TRABALHO A BORDO

O evento também trará uma conversa acerca do trabalho a bordo e suas normas jurídicas, que será capitaneada pelos advogados especialistas no tema, Dr. Marcelo Fortes Giovannetti, Dra. Renata Azi e Dr. Rodrigo Mattos Sérvulo de Faria, com mediação de Mario Franco, Conselheiro Clia Brasil e Representante Royal Caribbean no Brasil.

Receba nossas newsletters