Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

No Brasil, setor de cruzeiros gerou 32 mil vagas na temporada 14/15

Mais de 30 mil empregos foram gerados pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias

Mais de 30 mil empregos foram gerados pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias


O setor de cruzeiros marítimos gerou 32.722 vagas de forma direta e indireta na temporada 2014/2015, encerrada no último mês de maio, aponta o estudo Cruzeiro Marítimos: Perfil e Impactos Econômicos no Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar Brasil).

O volume de empregos gerados diretamente pelos Cruzeiros Marítimos representa 8,26% do número de empregos criados em todo o ano de 2014, quando 396 mil vagas, segundo IBGE, com carteira assinada foram abertas, em todo o Brasil, na indústria, comércio e serviços. Segundo a pesquisa, do total de postos gerados pelo setor, 2.481 foram de tripulantes brasileiros contratados para trabalhar a bordo dos 10 navios que estiveram no país – uma queda de 4,2% na comparação com a temporada anterior, 2013/2014.

Outro dado importante, é que 30.241 empregos foram gerados, de forma direta e indireta, pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias de embarque/desembarque, nos destinos visitados, e na cadeia produtiva de apoio ao setor. O dado representa 3,67% do total de empregos gerados, mundialmente, pela indústria de Cruzeiros Marítimos. Em 2015, o setor empregou 891 mil pessoas e pagou US$ 38 bilhões em salários no mundo todo.

Pesquisa completa –
Na próxima quinta-feira, 24/09, na 43ª ABAV, Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar, irá apresentar o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos dos Cruzeiros Marítimos no Brasil. Encomendado à Fundação Getulio Vargas (FGV), o trabalho analisou aspectos relacionados à demanda e ao gasto dos turistas nos portos, bem como o impacto econômico dos cruzeiros sobre o emprego, oportunidades de desenvolvimento e perspectivas do setor no país durante a temporada 2014/2015.​

Nathalia Marques

Receba nossas newsletters