Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Novos navios e meio ambiente são temas de debate do 3° Fórum Clia

Kelly Graighead, CEO da Clia, Marco Ferraz e Estela Farina, da Clia Brasil

Kelly Graighead, CEO da Clia, Marco Ferraz e Estela Farina, da Clia Brasil

BRASÍLIA – A chegada de novos navios e a preocupação do meio ambiente viraram tema de debate do 3° Fórum Clia Brasil, que acontece durante toda esta quarta-feira (28) na sede do Ministério do Turismo. Para Estela Farina, VP da Clia Brasil, o Fórum nasceu em Brasília e este não podia ser um lugar melhor para articular e promover debates sobre o setor. “Os problemas do setor são de todos nós. Precisamos superar juntos os obstáculos para continuar crescendo e melhorando o ambiente de negócios para atrair cada vez mais navios ao Brasil”, disse.

Segundo Estela, os cruzeiros abrem os destinos para o mundo e é um importante gerador de emprego e renda nas cidades onde há paradas. Em 2018 foram 841 dias de cruzeiros no Brasil com sete navios. Em 2019 serão quase mil dias de navegação. “Com a chegada de novos navios para os próximos anos, precisamos fazer algo para que o Brasil possa acompanhar esse crescimento e possa se beneficiar de todas as novidades do setor”, comentou.

Em 2019, o setor de cruzeiros receberá 24 novos navios com capacidade para mais 42 mil pessoas, e em 2020 são mais 25 navios para mais 43 mil pessoas. Para a CEO da Clia Global, Kelly Craighead, o Brasil é um país incrível e o objetivo da Clia é criar oportunidades para beneficiar toda a cadeia no mercado, gerando desenvolvimento econômico, emprego e promover os destinos nacional e internacionalmente.

“Os cruzeiros nos últimos dez anos apresentaram crescimento e neste ano a expectativa é transportar 30 milhões de passageiros. Mas, além disso, o principal é o setor poder oferecer a esses passageiros experiências e oportunidades diferenciadas. Inovação e tecnologia fazem parte dessa experiência. E hoje o setor está muito preocupado com a responsabilidade que vem junto a todo esse crescimento”, declarou.

Segundo a CEO, os portos e destinos estão também investindo para suportar esse crescimento do mercado e estar de acordo com as exigências para com o meio ambiente. Ela citou a reciclagem, o tratamento da água e do lixo, dentre tantas outras pautas de preservação e sustentabilidade para os destinos e para os oceanos.

“O Brasil conta com o maior porto da América Latina e Santos apresenta muitas oportunidades para novos e passageiros repetitivos. Como a demanda está cada vez mais preocupada com o meio ambiente, temos que incrementar as experiências para todos. Isso é o que queremos, uma experiência positiva para todos e esse é o tipo de parceria que queremos com as associadas da Clia Brasil”, finalizou Kelly Craighead.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters