Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Presidente da Abremar divulga artigo sobre mercado de cruzeiros

Ricardo Amaral; presidente da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar); divulgou um artigo onde fala sobre o promissor mercado de cruzeiros e dos desafios que o mercado enfrenta.
 
Confira a seguir o artigo na íntegra:
 
O cenário promete; mas é preciso desatar os nós
 
O número de turistas de Cruzeiros Marítimos deve aumentar 6;4% este ano; em todo o mundo; ou seja; chegar a 14;3 milhões; de acordo com a previsão da CLIA – Cruise Lines International Association. O maior número de turistas; ou seja; 10;7 milhões; deverá sair dos Estados Unidos. Os demais 3;6 milhões serão de várias partes do mundo; incluindo o Brasil; onde o mercado de Cruzeiros se expandiu rapidamente a partir do final da década de 1990.
 
As empresas de Cruzeiros de todo o mundo já perceberam os potenciais do país e vêm investindo na expansão do segmento. O mercado nacional cresceu e registrou 520 mil hóspedes na temporada 2008/2009; sendo 75 mil estrangeiros e 445 mil brasileiros. Na atual temporada; a estimativa é de 900 mil cruzeiristas; aproximadamente. Para o período 2010/2011; a expectativa é de substancial aumento neste número.
Na realidade; a preferência pelos cruzeiros de cabotagem não ocorre por acaso. Além de serem excelente opção de turismo; beneficiam vários segmentos. Aquecem a economia das cidades onde fazem escala e incrementam o movimento de restaurantes; dos serviços de transporte e do entretenimento. Um dos setores mais beneficiados; sem dúvida; é o do emprego. Na temporada passada; entre diretos e indiretos; foram gerados cerca de 39 mil empregos.
 
Mediante este quadro; tenho a absoluta certeza de que a união de todos os que operam na atividade; principalmente dos agentes de viagens; que são o principal canal de distribuição do produto – é fundamental para consolidar as conquistas e acelerar o ritmo de nosso crescimento. O setor ainda enfrenta problemas; mas a Abremar vem atuando intensamente para desatar os nós e mostrar a importância dos Cruzeiros como fonte de riqueza para o país.  
 
Ricardo Amaral
Presidente da Abremar”
Receba nossas newsletters